sexta-feira, dezembro 5

San Marino Demonstra Força Econômica com Turismo Recorde e Reformas Financeiras em 2025

0
46

Panorama Econômico Positivo

San Marino está experimentando um crescimento econômico promissor em 2025, impulsionado pelo fortalecimento do consumo, aumento dos salários reais e melhores condições financeiras que favorecem os investimentos tanto domésticos quanto externos.

A república tem mantido um desempenho econômico notável, mesmo em meio a choques externos e uma economia europeia em desaceleração. O sucesso é atribuído principalmente a um setor manufatureiro competitivo e um turismo próspero que superou os níveis pré-covid, resultando em um mercado de trabalho aquecido com pleno emprego.

Turismo em Expansão

O setor turístico representa uma parte substancial do PIB do país, recebendo aproximadamente 2 milhões de visitantes anualmente. O crescimento recente do turismo é atribuído à atrativa paisagem montanhosa do microestado, sua culinária única e importantes pontos arquitetônicos.

O governo está implementando uma estratégia renovada através da Agência de Desenvolvimento Econômico da República, com objetivos principais de apoiar o Escritório de Turismo e o Ministério do Turismo para atrair mais visitantes e gerenciar melhor os fluxos turísticos, além de desenvolver redes diplomáticas para estabelecer San Marino como um destino único.

Reformas Financeiras e Perspectivas

No aspecto econômico, a inflação, que estava em 5,9% no último trimestre de 2023, deve diminuir gradualmente para 2,5% em 2025, beneficiando-se da redução das taxas de inflação na Itália e do crescimento salarial controlado.

As projeções indicam que a dívida pública cairá abaixo de 60% do PIB até o final de 2027. Uma característica positiva é que grande parte da dívida governamental possui taxas de juros baixas e vencimentos longos, mantendo a carga de juros em níveis administráveis.

Conclusão

Embora San Marino demonstre resiliência econômica significativa, apoiada por um modelo de crescimento mais diversificado com manufatura e serviços não financeiros como principais motores, especialistas alertam que fatores como condições financeiras mais restritivas e incertezas globais elevadas podem impactar o ritmo de atividade econômica no futuro próximo.

Comments are closed.