Início BACANA NEWS Residencial em Marituba continua sem creche

Residencial em Marituba continua sem creche

Compartilhar

Foto: Reprodução/TV Liberal

Isso foi o que constatou o quadro “Calendário JL” exibido pelo Jornal Liberal 1ª edição nesta segunda-feira (12). Uma creche localizada no Residencial Viver Melhor, no bairro Parque Verde, em Marituba, está com as obras paradas e os moradores esperam a conclusão da mesma para colocarem seus filhos, drama que está se prolongando a pelo menos 2 anos. Segundo os moradores, a obra deveria ter sido entregue junto com o residencial, algo que não aconteceu. Ainda foi mostrado que existe mais uma creche ainda no mesmo residencial, mas que também não foi concluído.

A reportagem destacou que alguns dos residentes estão colocando seus filhos em outros bairros distantes de Marituba e até em escolas de Benevides, município vizinho.

A placa da obra não consta informações como valor, e as datas de início e término da obra, que foram cobertos. Foto: Reprodução/TV Liberal

A Prefeitura de Marituba informou a reportagem da TV Liberal disse que recebe o dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas que houve um problema no repasse dos recursos. Também informou que não há previsão pra entrega da obra.

Nota da Prefeitura:

A Prefeitura de Marituba esclarece por meio de nota que a obra da Creche Bella Cittá II é fruto do convênio nº PAC2 7574/2013/FNDE com vigência até 30/03/2020, sem contrapartida financeira do município.

A obra está paralisada por um desequilíbrio físico financeiro do convênio. Aproveitamos para informar que o empreendimento se encontra 41,94% executado, mas o FNDE repassou para a conta do convênio apenas 23,70%.

Destacamos que não há recursos na conta para pagarmos pelos serviços executados pela empresa, estamos cobrando do FNDE o reequilíbrio financeiro do convênio, mas até a presente data, o órgão concedente não efetuou o repasse, pelo motivo exposto a obra encontra-se paralisada, pois dependemos do desembolso financeiro do FNDE para a retomada do empreendimento.

Por outro lado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), informou a reportagem da TV Liberal que a obra tem recursos do programa ProInfância, que são repassados para a prefeitura municipal. O FNDE informou que foi repassado pra Prefeitura de Marituba cerca de R$ 400 mil, mas que houve uma falha, por parte do município, nas informações repassadas e que são inseridas no sistema do Fundo, para que assim fosse repassado estes recursos. Ainda informou que a Prefeitura precisa resolver estas pendências pra receber o restante dos recursos.

Buraco no Conjunto Nova Marituba

Segundo denúncias enviadas ao Bacana News, um buraco continua aumentando no Conjunto Nova Marituba. Este problema vem se arrastando há alguns meses, e segundo os moradores a prefeitura não resolve o problema. Para amenizar a situação, comerciantes procuraram forma de isolar a área.

Ao lado, na Estrada da Pirelli, recebemos denúncias que a via está esburacada em vários pontos.

Foto: Via WhatsApp

A Prefeitura de Marituba enviou nota sobre a situação:

A Prefeitura de Marituba por meio de nota afirma que os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) já estão no local com a finalidade de resolver imediatamente à problemática, assim, garantindo a segurança e bem-estar dos moradores do conjunto Nova Marituba.

Destacamos que outra equipe irá se dirigir à Estrada da Pirelli para verificar a situação da via.