Início DESTAQUE Região norte já soma mais de cinco mil casos de AVC esse...

Região norte já soma mais de cinco mil casos de AVC esse ano

Compartilhar

Região Norte soma mais de cinco mil casos de AVC em 2018

O Amazonas ocupa o segundo lugar no ranking de casos de AVC da região norte esse ano, fibrilação Atrial é responsável por aumentar em até cinco vezes o risco da doença
O descompasso do coração é a caraterística mais marcante da Fibrilação Atrial. No Brasil, apenas no norte do país, durante o primeiro semestre desse ano, foi registrado mais de 5 mil internações por AVC, com atenção especial ao estado do Pará, que lidera o ranking da região com cerca 3.002 hospitalizações, seguido da Amazônia, que ocupada o segundo lugar. A importância do tratamento adequado para a enfermidade estará em destaque dia 6 de novembro (terça-feira), no centro de Manaus (AM).
Durante o encontro, especialistas da região debaterão a importância do controle e do tratamento adequado da doença, incluindo uma terapia oral diária, o edoxabana, anticoagulante usado para a redução do risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial não valvar (FANV).
Muitas vezes assintomática e caracterizada por ser o tipo mais comum de distúrbio do ritmo cardíaco, a doença é uma das principais causas de acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como derrame) no Brasil. Além disso, os pacientes acometidos pela FA têm de três a cinco vezes mais chances de sofrer um AVC.
Fontes: Sociedade Brasileira de Arritmias cardíacas e Ministério da Saúde

Beatriz Simonelli