Início BACANA NEWS Raiva e tristeza em 86% brasileiros é o que gera o BBB21

Raiva e tristeza em 86% brasileiros é o que gera o BBB21

Compartilhar
Foto: reprodução Globo

Em pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de consumo, foram apontados quais sentimentos os telespectadores sentem ao assistir o reality show BBB21. Dos 52% dos brasileiros que estão acompanhando o reality, 86% já sentiram emoções negativas fortes em duas semanas de programa.

As mais comuns são os sentimentos de raiva, tristeza, preconceito, humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. A pesquisa mediu a presença da cultura do cancelamento no dia a dia dos brasileiros. O significado da expressão “cancelamento” foi reconhecida por 61,8% dos brasileiros e as opiniões variam.

Após a explicação do termo para todos os entrevistados, 44% entendem que cancelar não é algo novo, mas o que é novo é o repúdio ao ato por meio das redes sociais. A pesquisa mostrou ainda que 38% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cancelamento em algum momento da vida.

Entretanto, mesmo com a indicação de repúdio ao ato, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel de “cancelador” contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da sua relação direta. Ainda nesta semana, momentos antes da festa do programa, Karol Conká disse que acredita que não está sendo cancelada nas redes sociais. “Gente, por quê? Vão me cancelar por quê? Por que eu xinguei a atriz lá [Carla Diaz]? Não tem porque me cancelar. Eu sou o deboche, eu sou assim. Não fiz mal para ninguém”, disse a cantora.

Ainda que proporcione sentimentos negativos ao público, o programa proporciona entretenimento. Para metade dos entrevistados, o que chama mais atenção é a possibilidade de bisbilhotar o comportamento das pessoas, a outra parte do grupo se interessa por opiniões e atitudes distintas.