Início BACANA NEWS Quase 4 mil pessoas serão atendidas por ambulancha reformada na região do...

Quase 4 mil pessoas serão atendidas por ambulancha reformada na região do Lago Grande, em Santarém

Compartilhar

Foto: Agência Santarém/Divulgação

Por G1 Santarém

Cerca de 70 comunidades da Região do Lago Grande, em Santarém, no oeste do Pará, têm novamente uma ambulancha (lancha adaptada para atendimentos de saúde) à disposição dos moradores. A entrega da embarcação foi feita na comunidade Vila Curuai, no sábado (17). A lancha deve atender quase 4 mil pessoas.

A ambulancha foi totalmente reformada, recebeu pintura e um novo motor para melhor atender as comunidades. A embarcação é de médio porte e possui equipamentos de suporte básico para a remoção de pacientes.

“Em casos urgentes, a rapidez no atendimento pode ser decisiva. Então, isso irá facilitar muito o deslocamento dos pacientes das comunidades dessa região ribeirinha até Santarém, para que recebam atendimento especializado, quando necessário”, salientou a enfermeira Alba Leal, que representou a secretária de saúde Dayane Lima na solenidade de entrega.

Para garantir o atendimento tanto no verão quanto no inverno, foi montado um cronograma. Durante o período de cheia dos rios, a ambulancha ficará na comunidade Vila Curuai, e na seca será deslocada para a comunidade Vila Socorro.

UBS de Vila Curuai

Além de entregar uma ambulancha, a comunidade de Vila Curuai também vai receber uma Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada. No mês passado, o prefeito Nélio Aguiar assinou a Ordem de Serviço, orçada em R$ 250 mil, autorizando o início das obras. Acompanhado da equipe da Semsa, o gestor foi ao local vistoriar as obras.

Após a reforma e ampliação, a UBS contará com dois consultórios médicos, uma sala própria para exame de PCCU, sala de vacina e teste do pezinho.