Início BACANA NEWS Projeto Super Responsa oferece Oficina de Sup, Grafite e Consciência ambiental a...

Projeto Super Responsa oferece Oficina de Sup, Grafite e Consciência ambiental a crianças, adolescentes e jovens de Soure na Ilha do Marajó

Compartilhar

Foto: Reprodução

A programação chama atenção para o impactos da poluição por lixo seco e plástico nos ecossistemas costeiros

No próximo dia 12 de julho, o município de Soure na Ilha do Marajó, recebe o projeto “Super Responsa”, uma iniciativa que tem como objetivo o despertar da consciência ambiental em crianças e adolescentes por meio de oficinas de Sup, auto responsabilidade e atitudes que contribuam com a preservação dos rios e mares.

A ideia surgiu da parceria entre a equipe superação(grupo de praticantes de stand up paddle de Belém) e Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Soure(Sempas), no intuito de conscientizar as futuras gerações sobre a importância da preservação dos mananciais marajoaras, em especial da Resex Marinha de Soure, uma área de conservação federal, utilizando como ferramenta de trabalho o esporte stand up paddle.

Na ocasião será realizada uma ação coletiva de limpeza do igarapé do Mata Fome, intervenção de grafite com o artista Silvio Metal, Roda de Conversa sobre preservação dos rios e mares com crianças e adolescentes dos bairros Pacoval e Mata Fome e doação de uma prancha de sup completa para a comunidade.

O SUP como é conhecido, surgiu no havaí nos anos 60, mas há registros mais remotos no litoral peruano onde pescadores locais utilizavam uma embarcação em formato de prancha feita de palha conhecida como “Caballito”. No Brasil, o esporte começou pelo litoral paulista no início dos anos 2000.

Um estudo realizado pela fundação britânica Ellen MacArthur afirma que até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes.

“É um tema bem complexo. Nós que trabalhamos com educação ambiental sempre puxamos esse ponto, estamos inclusive na praia trabalhando com a questão do turismo para que a atividade seja menos impactante para a unidade com relação a produção de lixo.” Explica Lisangela Pinheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMbio), órgão responsável pela Resex de Soure.

Segundo Lisangela, existe uma proposta de lei municipal a ser apresentada na Câmara dos Vereadores do município de Soure com relação ao uso de sacolas, copos e canudos plásticos. “É um passo de cada vez e todo mundo trabalhando junto” conclui Lisangela.

Para Thaissa Scerne da Superação, dialogar com crianças, adolescentes e jovens sobre os impactos ambientais da atividade humana nos rios e mares e quais as medidas de proteção para os nossos mananciais é o principal objetivo do Super Responsa. “A ideia também é mostrar a água como recurso utilizado para o lazer, turismo de aventura, sustentabilidade e ainda, ativar potências pela garantia do Direito à Vida(a nossa e a vida das espécies que dependemos para sobreviver”, Declara Thaissa.

Serviço: Projeto Super Responsa (Oficinas de Sup, Rodas de conversa, Grafite e Limpeza do rio)

Data 12/07

Local: Igarapé do Mata Fome – Soure Ilha do Marajó

Horário: 15h30

Contato: 981388071 (Ruy Montalvão) – 981382102(Andrea Scafi) – 984145315(Thaissa)

Apoio: SEMPAS, Prefeitura de Soure e River Sea Chocolate

Realização: Superação Stand Up Paddle

Veja o vídeo sobre a expedição no Marajó abaixo:

Com informações da assessoria