Início BACANA NEWS Procuradoria Especial da Mulher realiza caminhada pela prevenção e combate ao câncer...

Procuradoria Especial da Mulher realiza caminhada pela prevenção e combate ao câncer de mama

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Divulgação

Por ALEPA

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), realizou a primeira caminhada com o tema: Outubro Rosa: Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. O evento foi realizado na manhã deste domingo (27), com presença das deputadas Ana Cunha, professora Nilse Pinheiro e Michelle Begot. Faltavam 5 minutos para as 9 horas quando cerca de 700 mulheres subiram a avenida Presidente Vargas, em Belém, em direção à praça da Batista Campos, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção da doença.

“Fizemos uma série de atividades, dentre elas essa caminhada, onde buscamos através dela a importância da prevenção do câncer de mama e de útero. Nós, enquanto representantes das mulheres do povo desse Estado, estamos trabalhando para que haja uma redução dessa doença no Pará. Digo a todos que a Bancada Feminina, junto com a Procuradoria da Alepa, busca junto ao governo do Estado um atendimento e tratamento mais digno a todas as mulheres que estão na luta. Estamos também trabalhando para todo o Estado do Pará”, destacou a deputada Nilse Pinheiro, da Procuradoria Especial da Mulher

A deputada Ana Cunha, médica ginecologista e obstetra, alertou sobre a importância que a mulher precisa ter com os alertas que o corpo transmite.  “O autoexame da mana pode ser feito por você mesma mulher, se observe todo mês. Sei que não é fácil ir a uma consulta quando se tem uma rotina puxada, mas é necessário. autoexame, é o primeiro exame antes da mamografia, se ame. Faça também seu exame do colo uterino, não deixe para se olhar somente no mês de outubro, olhe com atenção para sua saúde. Nosso trabalho na Alepa tem se intensificado, buscamos proposições que vão de encontro às necessidades da população, debatemos assuntos para a melhoria do Pará, essa caminhada terá um resultado positivo para todas as mulheres”, disse.

Para a deputada Michelle Begot, a caminhada além de ter sido muito boa, o que fica também é a marca de um trabalho pela prevenção: “Foram várias mulheres e homens também mostrando o seu apoio pela prevenção, que é ainda o melhor caminho. Cada mulher deve ter a conscientização da importância de procurar um médico, de fazer seu autoexame”, falou.

“Essa caminhada é uma resposta para a sociedade, essa Legislatura tem sido mais presente em diversas áreas e a saúde, a luta pela prevenção do câncer de mama e colo de útero não poderia ficar de fora é claro. As mulheres são a maioria no Brasil e devemos nos unir nesta luta. Buscando o apoio do Poder Legislativo e Executivo, vamos mudar o índice de câncer de mama e colo de útero no Estado do Pará”, falou Úrsula Vidal, secretária de Cultura de Estado.

Programação

Entre as atividades previstas, ainda para o Outubro Rosa, na Alepa, haverá uma Sessão Solene dia 31 onde serão homenageados profissionais que são referências nas ações de combate e prevenção ao câncer de mama no Estado do Pará.