Início BACANA NEWS Prefeitura de Santarém entrega 30 carteiras de saúde a portadores de fibromialgia

Prefeitura de Santarém entrega 30 carteiras de saúde a portadores de fibromialgia

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Agência Santarém

Por Agência Santarém

A síndrome clínica da fibromialgia é uma doença que se manifesta com dor no corpo todo gerando cansaço, sono não reparador, alterações na memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Por conta das necessidades das pessoas que precisam ter prioridades nos diversos atendimentos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Ciam, as primeiras carteiras para pessoas com fibromialgia cadastradas no sistema da Semsa.

A secretária Dayane Lima externou a felicidade da entrega das carteiras. “Hoje, estou muito feliz por esse dia, pela satisfação em poder contribuir para minimizar o sofrimento dessas pessoas. Parabenizo o vereador Alaércio Cardoso, autor da lei a ao prefeito Nélio Aguiar pela sensibilidade de ver que a sansão da lei era de urgência”, pronunciou.

O vereador e autor da Lei, Alaércio Cardoso, falou que o momento é histórico, porquê Santarém é o primeiro município no Estado do Pará a efetivar a Lei. “É um fato histórico que não é apenas uma luta nossa, mas de pessoas que há anos sofrem com fibromialgia em todos os estados, inclusive tem uma lei que está tramitando na Câmara do Estado. Santarém é o primeiro município no Estado do Pará, a aprovar essa Lei. Quero parabenizar o prefeito Nélio, por ser sensível a essa causa que desde quando apresentei o projeto, concordou em aprovar o mais rápido possível”, explicou.

A senhora Aurea Maria Ferreira Santos, de 56 anos, que sofre com fibromialgia há 22 anos está contente com os direitos que a carteira lhe garantirá. “É muito difícil viver com fibromialgia, não é como a gente ter uma dor de cabeça, que toma remédio e passa, a dor para quem tem fibromialgia não passa. Como a médica falou temos que nos acostumar a conviver com a doença. Veio em boa hora essa carteira e espero que a sociedade nos ajude a garantir esse direito que a lei nos oferece. Eu pago pessoas para fazer meus pagamentos porque as filas demoram e agora eu mesmo vou poder fazer isso”, ressaltou.

Para o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar a entrega das carteiras é mais um avanço na qualidade de vida das pessoas portadoras do documento. “É um momento de grande importância, como já comentou o vereador Alaércio. Santarém está saindo na frente e gostamos de ver nossa cidade assim, sempre entregando serviços que garantam a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Temos muitos avanços na saúde de Santarém. Quero parabenizar o vereador Alaércio pela iniciativa e a câmara de vereadores por esse Projeto, que nos ajuda a levar mais qualidade de vida para a sociedade. As leis surgem para sanar algum problema social, que precisa virar lei, para garantir direitos que vão de encontro com tal problema, e essa Lei foi discutida, votada, aprovada, sancionada e hoje estamos executando, colocando em prática”, frisou.

Das 42 pessoas que solicitaram a carteira, 30 já receberam. Para as pessoas que precisam das carteiras é necessário que procurem a Unidade Básica de Saúde do bairro e apresente o laudo médico que comprove a doença, com os documentos pessoais e uma foto 3×4.