Início BACANA NEWS Personal Organizer dá dicas para organizar a mala para a viagem

Personal Organizer dá dicas para organizar a mala para a viagem

Compartilhar
Facebook
Twitter

O ano de 2018 traz boas oportunidades para quem precisa descansar ou deseja conhecer um lugar diferente. Dos 13 feriados nacionais, dez cairá no final ou início da semana, podendo, assim, ser prolongado. Para ajudar os viajantes de plantão, a consultora em organização Kalinka Carvalho ensina a arrumar a mala para aproveitar melhor o espaço e não deixar nada de importante para traz.

“Em primeiro lugar, escolha a mala correta de acordo com seu destino e meio de transporte. Recomendo sempre mala resistente e com rodinhas, pois são fáceis de transportar, a não ser que você vá fazer um “mochilão”. Neste caso, as mochilas são ideais”, indica a especialista. No caso de a viagem ser feita de avião, é importante verificar o limite de peso para a bagagem com a companhia área. No geral, uma mala média e uma de mão são suficientes para uma pessoa passar até 10 dias”, complementa.

Para começar a arrumar a mala é necessário planejamento, que inclui pesquisa sobre o destino, clima, cultura, moeda, língua, quantos dias ficará no local, pontos turísticos a serem visitados, se lavará roupa e até se irá comprar roupas no local. A partir daí, fica mais simples organiza-la sem exageros. “Coloque tudo que pretende levar em cima da cama para ter uma visão do todo. Escolha roupas versáteis, de tecidos leves e que não amassem. Dê preferência para peças com cores neutras, que combinem entre si, podendo formar vários looks. Abuse de acessórios para diferenciar o visual e aposte em sapatos que possam ser usados com roupas diferentes”, explica.

Acomode os sapatos, embalados em sacos plásticos ou de TNT para não sujar as roupas, no fundo da mala, coloque as calças com as pernas para fora e só dobre em cima de tudo por último. Peças pequenas devem ser enroladas e colocadas nos espaços vagos da mala.

Quanto mais pesada for à roupa, mais por baixo da mala ela deve ficar e use as subdivisões para armazenar pequenas coisas. Em alguns casos, fazer rolinhos também ajuda a otimizar os espaços. Deixe espaço na mala para o caso de trazer objetos e roupas na viagem de volta.

Os famosos nécessaires facilitam muito a organização da mala. Use um para o kit de higiene e outro para as maquiagens. Os packs também são uteis para organizar looks ou categorias de roupas dentro de mala. Você pode colocar um look por pack ou usar um pack para guardar todas as camisetas, por exemplo.

 

O que levar

Seja para praia, campo, cidade, viagem de lazer ou negócios, não esqueça de levar carregadores de celular, adaptadores de tomadas, itens de higiene, documentos pessoais, dinheiro e cartões de débito e crédito. Lembre-se de levar uma bolsa pequena, que pode ser muito útil em alguns passeios.

Não é necessário levar um kit enorme de maquiagem. “Corretivo, base, pó, blush, lápis, rímel, duas cores de batom e de sombras são suficientes para deixar qualquer mulher linda”, enfatiza. No nécessaire de higiene não pode faltar escova e pasta de dente, pente ou escova, xampu, condicionador, sabonete, hidrante e perfume. No caso dos homens, itens para barbear também são importantes.

Certifique-se de que o hotel disponibiliza secador de cabelo e ferro de passar para não carregar peso sem necessidade. “Caso contrário, pondere se eles serão mesmo indispensáveis e, se sim, não os deixe para traz”, indica.

Outra dica importante é levar todos os remédios de uso contínuo e as receitas médicas.

Malas prontas, antes de viajar, pague ou programe o pagamento das contas que vencerão durante sua ausência; desligue o gás e a luz, certifique-se de que as torneiras estejam fechadas, deixe sua cama arrumada para quando você voltar, vista roupas confortáveis, evitando saias e vestidos. Se for viajar de avião ou ônibus, saia cedo de casa para evitar atrasos e personalize sua mala com fitas para identifica-la rapidamente na esteira ou no compartimento de carga. “Por último, divirta-se”, indica a especialista.

*Kalinka Carvalho é consultora, palestrante e produtora de conteúdo em Organização. É formada em Publicidade e Propaganda e tem MBA em Marketing. A especialista está disponível para entrevistas sobre temas relacionados à organização pessoal, residencial e produtividade.