sexta-feira, dezembro 5

Papa Leão XIV assume liderança da Igreja Católica: conheça a história do primeiro pontífice dos EUA

0
161

A Histórica Eleição do Novo Papa

O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito Papa em 8 de maio de 2025, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV. Aos 69 anos, ele se tornou o 267º pontífice da história da Igreja Católica.

Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, Leão XIV fez história ao se tornar o primeiro papa a nascer na América do Norte e o segundo papa das Américas, depois de seu antecessor Francisco.

Trajetória e Experiência

Antes de sua eleição, ele serviu como missionário e arcebispo no Peru, além de ter sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho. O novo pontífice possui um perfil multilíngue, dominando inglês, espanhol, português, italiano e francês.

Antes de sua elevação ao papado, ele exerceu importantes funções na Igreja, tendo sido Bispo emérito de Chiclayo, no Peru, Cardeal da Cúria Romana e Prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que assumiu em janeiro de 2023.

Visão e Desafios

O nome papal foi inspirado pelo Papa Leão XIII, que desenvolveu o ensino social católico moderno durante a Segunda Revolução Industrial. Em sintonia com os desafios contemporâneos, Leão XIV considera que a Quarta Revolução Industrial, especialmente os avanços em inteligência artificial e robótica, apresenta ‘novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho’.

Como líder de uma Igreja com aproximadamente 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo, incluindo 182 milhões no Brasil, Leão XIV assume após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril de 2025. Seu pontificado marca o início de uma nova era, em um momento crucial para a fé cristã.

Primeiras Ações e Perspectivas

Em suas primeiras manifestações como Papa, Leão XIV já destacou a necessidade de mudar o paradigma das estruturas de poder na Igreja, defendendo mais organismos de consulta nas dioceses e paróquias. Ele também defende um processo mais sinodal e aberto na escolha de bispos, com maior participação de religiosos e leigos.

Comments are closed.