Início BACANA NEWS Padroeira dos católicos santarenos recebe homenagens cheias de amor e fé durante...

Padroeira dos católicos santarenos recebe homenagens cheias de amor e fé durante o percurso do Círio 101

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Sílvia Vieira/G1

Por Tracy Costa, G1 Santarém

O domingo raiou em azul e branco em Santarém, no oeste do Pará, afinal era manhã de 101º Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos santarenos. Ao longo dos quase 7km de percurso muitas paradas para homenagens a Mãe de Jesus, quando principalmente famílias se reúnem e pensam em maneiras de agradecer bênçãos alcançadas.

Pessoas que não puderam acompanhar o Círio, ficaram em frente as casas aguardando a procissão passar. Foram cerca de 25 paradas para essas homenagens, tanto em forma de música, quanto em altares montados e crianças vestidas de anjo ou da própria Maria.

Após a saída da procissão, a primeira e tradicional homenagem foi feita em frente ao colégio Dom Amando, que estava todo enfeitado e com uma grande imagem da Santa. Um pouco mais a frente, uma banda entoava músicas de louvor, em outro ponto da avenida São Sebastião com homenagens a Nossa Senhora.

Outro tradicional ponto onde a padroeira foi homenageada foi em frente a uma rádio na avenida são Sebastião, e depois em frente ao colégio Santa Clara, onde fogos de artifício e a presença de crianças lembrou a canonização de Irmã Dulce.

Durante a procissão, réplicas das imagens da Santa e decorações especiais em azul e branco anunciavam a devoção da família

Depois, a romaria também parou para receber homenagens na igreja de Nossa Senhora de Fátima. Já no cruzamento da rodovia Santarém/Cuiabá com avenida Tapajós, a tradicional homenagem feita pelo Sindicato dos Estivadores, onde um palco estava montado, e em meio a fogos de artifício e orações emocionadas a procissão passou.

Já no fim do trajeto, na avenida Tapajós, era visível o cansaço dos caminhantes, mas o calor intenso não afastou os romeiros. Todos os anos é assim, os católicos santarenos esperam ansiosos pela chegada do Círio, que além de momento de fé representa a união das famílias.

.