Ricardo Balestreri
A equipe de transição do governador eleito Helder Barbalho continua seu trabalho de buscar informações sobre questões do Estado. Diga-se, tendo do outro lado enorme “disposição” para isso .
Alguns nomes que fazem parte dessa equipe de transição são bastante falados como prováveis candidatos a secretários ou integrantes do primeiro escalão.
Cinco, bastante falados, que são ;
Parsifal Pontes na Casa Civil, Leila Freire na Educação, Hanna Sampaio Ghassan na Finanças, Maria Eugênia Rio no Planejamento e Ruy Cabral na Desenvolvimentos e Obras Públicas.
Leila e Hanna foram secretarias do governo Helder quando prefeito de Ananindeua.
Maria Eugênia foi secretária do governo Jader.
Ruy foi secretário em Paragominas e Curuçá, na área de obras.
Quatro nomes técnicos portanto.
O único político é Parsifal – já anunciado inclusive – que coordenou as duas campanhas de Helder, ex deputado e ex prefeito.
Agora um nome chama atenção entre o quadro escalado para a transição do governo . É Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública do governo Lula. Ele já presidiu a Anistia Internacional e participou do grupo que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), além de ter criado a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), que oferece cursos de pós-graduação e ensino à distância para policiais.
Fora isso Ricardo chegou a ser indicado pela Federação da PF para ministro da Segurança no governo Temer.
Ricardo também foi Secretario de Segurança Pública do estado de Goiás além de secretário chefe de assuntos estratégicos do mesmo estado. Tem atuação reconhecida na área de segurança e de direitos humanos.
Incluindo o núcleo de transição com esse currículo é de se imaginar que possa ter alguma atuação nessa área de segurança pública no novo governo.
Helder ainda não anunciou nenhum nome além do de Parsifal, mas a curiosidade e expectativa são enormes.
Das 17 secretarias algumas serão extintas ou acopladas umas nas outras. Nos demais o órgãos estaduais deve ocorrer o mesmo .
O governador Helder está conversando com os partidos para compor o seu governo mas sua preferência é por nomes técnicos para ocuparem as secretarias, alguns podendo até ter indicações políticas, ou senso politicos.
Vamos aguardar.