Início BACANA NEWS ONG aponta melhora do Pará na transparência de dados sobre a Covid-19

ONG aponta melhora do Pará na transparência de dados sobre a Covid-19

Compartilhar

Foto: Reprodução

Por G1 Pará

O estado do Pará ocupou a terceira colocação no Índice de Transparência da Covid-19 no Brasil nesta quinta-feira (21). O levantamento é realizado pela ONG Rede Pelo Conhecimento Livre (Open Knowledge) que estuda, atualiza e divulga os índices de transparência dos dados contra o coronavírus dos 26 estado do Brasil e no Distrito Federal. Há um mês, no dia 23 de abril, o Pará ocupava a 16ª posição no mesmo ranking.

De acordo com o estudo, o Pará alcançou 93 pontos de um total de 100 utilizados para avaliar a transparência do estado. No começo do mês de abril, o cenário era outro. Um levantamento realizado também pela organização Open Knowledge Brasil (OKBR) apontou o Pará como o estado do Brasil com menos transparência em relação aos dados divulgados sobre o novo coronavírus, avaliado com o total de 0 pontos.

O cenário do estado na avaliação começou a mudar a partir do desenvolvimento do site da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), que divulga e atualiza os dados da Covid-19 no estado. Na plataforma, podem ser acessadas informações como casos confirmados, descartados, em análise, recuperados e os que evoluíram para óbito, idade, sexo dos pacientes e informações dos casos em todos os municípios paraenses.

Nesta quarta-feira (20), o Secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame informou ainda de mil casos subnotificados de Covid-19 no estado. De acordo com a Sespa, essa subnotificação deriva de 122 mil testes rápidos que foram distribuídos à prefeituras e só agora estão sendo computados.