Início BACANA NEWS Oficinas preparam brincantes para o Carnaval das Crias do Curro Velho

Oficinas preparam brincantes para o Carnaval das Crias do Curro Velho

Compartilhar
Facebook
Twitter
O Carnaval está presente no Brasil desde o período colonial. Com o início de um novo ano, as Escolas de Samba se preparam para dar um show nas Avenidas de todo o país. E a Escola de Samba Crias do Curro Velho não vai fazer diferente. Os preparativos para o desfile de fevereiro começam esta semana. Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Bateria e neste sábado, dia 6, será dada largada para a Oficina de Alas.FOTO: ASCOM FCP DATA: 04.01.2018 BELÉM - PARÁ

O Carnaval está presente no Brasil desde o período colonial. Com o início de um novo ano, as Escolas de Samba se preparam para dar um show nas Avenidas de todo o país. E a Escola de Samba Crias do Curro Velho não vai fazer diferente. Os preparativos para o desfile de fevereiro começam esta semana. Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Bateria e neste sábado, dia 6, será dada largada para a Oficina de Alas.

As oficinas são indicadas para crianças a partir dos 7 anos e jovens de até 17 anos, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede das Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo.

No caso da Oficina de Bateria, as aulas estão sendo ministradas de segunda a sexta-feira, entre 15h e 18h. Nas primeiras semanas elas serão realizadas em salas separadas e em horários simultâneos: de 15h às 16h, a oficina de iniciação de todos os instrumentos da bateria, com Pawer Martins, e de 16h às 18h, com o instrutor Bruno Mendes, que vai conduzir a oficina específica de Tamborim.

Para quem não tiver disponibilidade no período da tarde, o Curro Velho oferecerá, no horário entre 9h e 11h as aulas com o mestre de bateria, professor Wilson Nascimento. Na última semana, o ensaio geral será feito simultaneamente com todas as turmas.

Os instrumentos utilizados na oficina de Bateria são: Caixa, Repique, Surdo de 1º, Surdo de 2º e Surdo de 3º, além de Tamborim, Platinela e Agogô. Segundo o instrutor Pawer Martins, este ano a bateria tem novidades. “Além dos instrumentos serem todos novos, foram confeccionados no Núcleo de Oficinas Curro Velho 12 instrumentos chamados ‘Tam-Tam’, que serão utilizados com levada de Atabaques. E para uma turminha bem talentosa os respectivos instrumentos como Surdinho de 3°, Tamborim Mirim e Agogô Mirim”, revela.

Os alunos poderão conhecer e aprender as técnicas de mecânica de movimentos voltadas para a levada rítmica de cada instrumento da bateria. “As levadas rítmicas da Bateria das Crias foram criadas para crianças e adolescentes estudarem com as técnicas certas”, afirma o instrutor.

Na composição da ala da bateria serão reunidos 150 integrantes, entre crianças e adolescentes. “Todo ano colocamos na frente da ala da Bateria um menino ou menina que seja aluno frequente e participante das oficinas. Assim como fui um deles e hoje me tornei um instrutor. Este é o objetivo do curso”, comenta Pawer Martins.

Oficina de Alas

A partir deste sábado, 6, inicia também a Oficina de Alas, de 15h às 18h, e no domingo, de 9h às 12h. A atividade é aberta para qualquer criança a partir dos 7 anos de idade que tenha pré-disposição para dançar no percurso do desfile, que será da Praça Brasil até o Curro Velho.

Segundo um dos coordenadores do Carnaval do Curro Velho, Jorge Cunha, as oficinas de Alas serão de apropriação do tema, do enredo, do samba-enredo, samba no pé e montagem das coreografias. “O enredo ‘quando crescer eu quero ser, quando crescer eu quero ver’ é a primeira parte do tema, que é sempre muito perguntado pelas crianças”, comenta.

A segunda parte do enredo trata a respeito do futuro do país. “Essa possibilidade de reflexão que o enredo propõe é muito instigante. Acreditamos que possam surgir muitas ideias e proposições interessantes”, completa Jorge Cunha.

O trabalho desenvolvido com as crianças durante as oficinas temáticas carnavalescas é pensado de forma que elas sejam as propositoras e protagonistas na concepção e construção das ideias, para que assim tenham mais propriedade do espetáculo. “Queremos que essas crianças percebam que o processo vivido por elas é mais importante que o resultado final, no caso, o desfile carnavalesco”, finaliza o coordenador.

Este ano o desfile das Crias do Curro Velho será no dia 3 de fevereiro, com saída da Praça Brasil até a sede do Curro Velho. O tema e a música foram compostos por Paulo Moura. Pelo curto período de preparação, os ensaios serão intensos, com o objetivo de fazer bonito na Avenida.

Serviço:

Oficina de Bateria
Inscrições gratuitas nas Oficinas Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo, Belém).

Oficina de Alas
Inscrições: a partir de 6 de janeiro nas Oficinas Curro Velho

Desfile das Crias do Curro Velho
Dia 3 de fevereiro, às 9h, com concentração na Praça Brasil até o Curro Velho.