Início BACANA NEWS Oficinas Curro Velho recebe workshop de dança afro

Oficinas Curro Velho recebe workshop de dança afro

Compartilhar
Facebook
Twitter

A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove, a partir desta quarta-feira, 18, até o dia 21 deste mês, nas Oficinas Curro Velho, um encontro de vivência e reflexão sobre a negritude e identidade amazônica. O evento será aberto à comunidade e terá Roda de Conversa, Workshops e roda de capoeira e integra a “Oficina De Práticas De Montagem Em Dança Afro e Narrativas Afro-amazônidas”.

De acordo com o coordenador de Linguagem corporal da FCP, Jorge Cunha, “no dia 18, a partir das 16h, a roda de conversa abre o encontro com a participação do contramestre Gercino Alves (pessoa com graduação inferior a de um mestre e superior a um professor de Capoeira); a mestre em Educação Yá Orisá Monise Saldanha; a professora mestre Joana Carmem, da Associação dos filhos e amigos de do lle Ase Omi Ofá Kare”.

A conversa será mediada por Marilda Fernandes, da Associação Cultural e Esportiva de Negros da Amazônia (Acena). Nos dias 19 e 20, será realizado o workshop de aprimoramento de dança afro, com o contramestre Gercino Alves, às 16h, nas Oficinas Curro Velho. E no dia 21 a Roda de Capoeira, às 10h, será na Associação Cultural Boi Marronzinho, no Bairro da Terra Firme.

Os responsáveis pela oficina de “Práticas de montagem em dança afro e narrativas afro-amazônidas”, Mailson Soares e Carmem Virgolino, têm trajetórias dentro de Terreiros de Tradição Afro-brasileira e propuseram um encontro entre algumas lideranças desses terreiros e pesquisadores sobre a questão do negro no Pará.

“A partir de algumas discussões levantadas na oficina sentimos a necessidade de um aprofundamento nas questões: negritude, cultura afro-brasileira e identidade” informou Mailson Soares. Ele ressalta que “esse trabalho teve início do cruzamento entre educação, dança, teatro e ritual afros”.

Serviço:

Roda de conversa
Dia: 18/10/2017
Local: Teatro Curro Velho
Horário: 16h

Workshop
Dias: 19 e 20/10/2017
Local: Teatro Curro Velho
Horário: 16h

Roda de Capoeira
Dias: 21/10/2017
Local: Associação Cultural Boi Marronzinho, no Bairro da Terra Firme
Horário: 10h