Início DESTAQUE O Sebrae anunciou os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor e lançou programa...

O Sebrae anunciou os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor e lançou programa Cidade Empreendedora

Compartilhar

O Sebrae  anunciou, ontem (29), os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), premiação que tem como objetivo principal o reconhecimento de prefeitos e administradores regionais que implantem projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com resultados comprovados. Na ocasião, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora.

Na cerimônia, 21 prefeitos paraenses foram premiados, sendo oito nas categorias nacionais e 13 nas duas categorias estaduais.

Esta é a melhor participação do estado na premiação, com 129 prefeituras inscritas (90% das prefeituras do PA e 98% da densidade empresarial); 109 projetos cadastrados; 84 projetos habilitados; e 60 municípios com projetos inscritos finalistas (as maiores prefeituras do estado participando). Também é destaque a participação de Belém, pela primeira vez.

Conheça os  vencedores por categoria:
VENCEDORES DA ETAPA ESTADUAL
CICLO 2017/2019
I Categorias Nacionais

CATEGORIA: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
PROJETO: Feira Empreendedora José Veríssimo
MUNICÍPIO: Óbidos
PREFEITO: Francisco José Alfaia de Barros
RESUMO: Em um espaço antes ocioso da cidade de Óbidos, mas com grande potencial de circulação de pessoas, foi estruturada uma Feira com empreendedores aos domingos. O objetivo é melhorar a condição de renda das famílias, fortalecer o comportamento empreendedor e proporcionar à comunidade local e turística um espaço de entretenimento e oportunidade de negócios.
CATEGORIA: Compras Governamentais de Pequenos Negócios
PROJETO: Santo de Casa Faz Dinheiro, Faz Negócio!
MUNICÍPIO: Barcarena
PREFEITO: Antônio Carlos Vilaça
RESUMO: O projeto “Santo de Casa Faz Dinheiro, faz Negócio!” tem como objetivo principal proporcionar o aquecimento da economia local, favorecendo os pequenos negócios, fazendo com que o dinheiro permaneça em Barcarena, através de capacitações dos servidores da licitação e fornecedores locais. O destaque é: as compras públicas de pequenos negócios passaram de 45 mil, em 2016, para mais de 5 milhões nos dois anos seguintes.
CATEGORIA: Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico
PROJETO: Cooperando para o Nascer de um Novo Sol
MUNICÍPIO: Capitão Poço
PREFEITO: João Gomes de Lima
RESUMO: Trabalho coordenado pela prefeitura de Capitão Poço, em parceria com grande produtor local de citros e quatro prefeituras da região, com o objetivo de desenvolver os municípios por meio de capacitações, investimento em infraestrutura, verticalização do beneficiamento da produção, apoio ao crédito e incentivo a milhares de pequenos produtores fornecedores, gerando empregos e renda à população da região.

CATEGORIA: Desburocratização e Implementação da Redesimples
PROJETO: Santarém Descomplicando e Facilitando o Ambiente para os Pequenos Negócios
MUNICÍPIO: Santarém
PREFEITO: Francisco Nélio Aguiar da Silva
RESUMO: Reduzir o excesso de burocracia na gestão pública é um grande desafio. O projeto demonstra que com vontade, baixo investimento e um conjunto de ações e parcerias esse desafio se torna realidade, beneficiando, principalmente, os pequenos negócios que podem abrir seus empreendimentos no dia seguinte, por meio de Alvarás digitais provisórios, sem a necessidade de ir à prefeitura.

CATEGORIA: Empreendedorismo nas escolas
PROJETO: Escola Empreendedora
MUNICÍPIO: Marituba
PREFEITO: Mário Henrique de Lima Bíscaro
RESUMO: O projeto iniciou com a inauguração da Escola Municipal de Qualificação Profissional, que realiza capacitação empreendedora aos jovens do município, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico municipal, por meio do empreendedorismo educacional, fortalecer a cultura empreendedora e a geração de emprego e renda no município.
CATEGORIA: Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)
PROJETO: A Aposta Inclusiva no Empreendedorismo de Ananindeua
MUNICÍPIO: Ananindeua
PREFEITO: Manoel Carlos Antunes
RESUMO: O projeto foca na inclusão produtiva e atendimento ao MEI, atuando diretamente com atendimentos na Sala do Empreendedor, formalizações, ações itinerantes, capacitações, eventos com parceiros, microcrédito, orientações aos processos licitatórios e atuação focada em seis eixos setoriais: alimentos e bebidas, automotivo, comércio, construção, estética e serviços.

CATEGORIA: Inovação e Sustentabilidade
PROJETO: Inovação a Favor da Sustentabilidade do Empreendedorismo Rural
MUNICÍPIO: Santarém
PREFEITO: Francisco Nélio Aguiar da Silva
RESUMO: A prefeitura, por meio de parcerias, investiu na criação do laboratório de micro propagação de plantas in vitro e adoção de técnicas que melhorem a produtividade e a qualidade dos produtos oriundos da mandioca/macaxeira, assim como na pecuária, por meio de técnica de melhoramento genético do gado leiteiro, proporcionando aumento de produtividade e fortalecimento dos pequenos produtores locais e da região.
CATEGORIA: Pequenos Negócios no Campo
PROJETO: Cultivando o Desenvolvimento Sustentável de Juruti
MUNICÍPIO: Juruti
PREFEITO: Manoel Henrique Gomes Costa
RESUMO: Projeto que tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos negócios no campo, contribuindo para o fortalecimento da economia do município de Juruti. Por meio de diagnóstico interno, foi identificado um déficit produtivo dependente de importação de produtos. Por meio de parcerias, capacitações e da criação de Unidades Demonstrativas de Agricultura, essa situação foi revertida.

II Categorias Estaduais

CATEGORIA: Transparência nas Gestão Pública em favor dos Pequenos Negócios
MUNICÍPIO: Castanhal
PREFEITO: Pedro Coelho da Mota Filho
A análise para vencer nessa categoria foi do TCM, com base em critérios técnicos de transparência, realizados pela instituição.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Araguaia
PROJETO: Rural Sustentável
MUNICÍPIO: Tucumã
PREFEITO: Adelar Pelegrini
RESUMO: Projeto que tem como objetivo melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores para o desenvolvimento rural sustentável, com atividades de capacitação para ATEC – Agentes de Assistência Técnica do Projeto Rural Sustentável visando aprimorar a assistência técnica no meio rural, com incentivo à melhoria da gestão sustentável das propriedades rurais e aumento da produtividade dos pequeno produtores e renda das famílias.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Baixo Amazonas
PROJETO: Feira Empreendedora José Veríssimo
MUNICÍPIO: Óbidos
PREFEITO: Francisco José Alfaia de Barros
RESUMO: Em um espaço antes ocioso da cidade de Óbidos, mas com grande potencial de circulação de pessoas, foi estruturada uma Feira com empreendedores aos domingos. O objetivo é melhorar a condição de renda das famílias, fortalecer o comportamento empreendedor e proporcionar à comunidade local e turística um espaço de entretenimento e oportunidade de negócios.

CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Caeté
PROJETO: Dono do Próprio Chão
MUNICÍPIO: Capanema
PREFEITO: Francisco Ferreira Freitas Neto
RESUMO: O projeto tem por propósito garantir aos pequenos negócios no campo a oportunidade de regularização de propriedades rurais e, assim, poderem acessar financiamentos e políticas públicas de desenvolvimento, além do direito sobre o uso sustentável da terra e dos recursos naturais.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Capim
PROJETO: Modernização da Gestão Fazendária Alavanca Empreendedora em Paragominas
MUNICÍPIO: Paragominas
PREFEITO: Paulo Pombo Tocantins
RESUMO: Modernização da gestão fazendária é a alternativa capaz de suavizar a penúria financeira dos municípios. Com essa visão, investiu-se na estruturação de um programa de ações com atualização de legislações, desburocratização de processos, capacitações de servidores e compra de sistema de gestão mais moderno e integrado a Redesimples, facilitando a vida dos empreendedores e aumentando a receita municipal.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Carajás I
PROJETO: Rede de Negócios Mulheres Empreendedoras
MUNICÍPIO: Marabá
PREFEITO: Sebastiao Miranda Filho
RESUMO: O projeto visa possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e melhoria da gestão dos negócios do município, com ênfase em trabalhos e ações grupais e em rede, propiciando a troca de experiências e oportunizando novos negócios, além de fomentar capacitação empresarial e estimulando ao surgimento de novas mulheres empreendedoras em Marabá e região.

CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Carajás II
PROJETO: Negócio da nossa gente, simples ficou!
MUNICÍPIO: Parauapebas
PREFEITO: Darci José Lermen
RESUMO: O município priorizou a adesão à Redesimples, centrado em sistematizar os processos operacionais da administração pública municipal, com vistas a desburocratizar e facilitar a abertura, alteração, baixa e licenciamento de micro e pequenas empresas. Aliado a isso, verticalizou-se os serviços de diversas instituições de apoio aos pequenos negócios locais dentro da Sala do Empreendedor, facilitando a resolução de problemas e o acesso a capacitações e consultorias aos empresários locais.

CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Guamá
PROJETO: Agricultura Familiar – Sustentabilidade e Inovação nos Pequenos Negócios no Campo
MUNICÍPIO: Santa Izabel do Pará
PREFEITO: Evandro Barros Watanabe
RESUMO: Realização de ações voltadas para os pequenos produtores rurais, buscando a melhoria da produtividade e ganhos para aproximadamente 1.500 famílias da agricultura familiar. Dentre as principais ações, destacam-se a Compra Coletiva de materiais, equipamentos e insumos necessários para produção; o acesso à mecanização das áreas produtivas, trazendo o uso dessa tecnologia para quem realmente precisa; acompanhamento técnico das atividades; e melhorias dos ramais e vicinais facilitando o escoamento da produção.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Marajó
PROJETO: Bubaleite
MUNICÍPIO: Soure
PREFEITO: Carlos Augusto de Lima Gouvêa
RESUMO: A prefeitura municipal, por meio da Sala do Empreendedor e com entidades parceiras, em função da realidade socioeconômica que envolve a Bubalinocultura, estruturou ações de fomento à produção de leite de búfala, capacitação dos produtores para o aceso às compras públicas e à compra de grandes quantidades de leite para merenda escolar, proporcionando mais segurança alimentar aos alunos e maior renda aos pequenos produtores.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Metropolitana de Belém
PROJETO: A Aposta Inclusiva no Empreendedorismo de Ananindeua
MUNICÍPIO: Ananindeua
PREFEITO: Manoel Carlos Antunes
RESUMO: O projeto foca na inclusão produtiva e atendimento ao MEI, atuando diretamente com atendimentos na Sala do Empreendedor, formalizações, ações itinerantes, capacitações, eventos com parceiros, microcrédito, orientações aos processos licitatórios e atuação focada em seis eixos setoriais: alimentos e bebidas, automotivo, comércio, construção, estética e serviços.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Tapajós
PROJETO: Seja Legal
MUNICÍPIO: Novo Progresso
PREFEITO: Ubiraci Soares Silva
RESUMO: O projeto busca, por meio de ações da Sala do Empreendedor, incentivar a legalização,a capacitação de profissionais liberais e autônomos e a desburocratização das licenças e Alvarás, visando à legalização dos empreendedores e pontos comerciais da cidade, reduzindo o assistencialismo e induzindo as pessoas a empreenderem, gerando emprego e renda.
CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Tocantins
PROJETO: Santo de Casa Faz Dinheiro. Faz Negocio!
MUNICÍPIO: Barcarena
PREFEITO: Antônio Carlos Vilaça
RESUMO: O projeto “Santo de Casa Faz Dinheiro, faz Negócio!” tem como objetivo principal proporcionar o aquecimento da economia local, favorecendo os pequenos negócios, fazendo com que o dinheiro permaneça em Barcarena, através de capacitações dos servidores da licitação e fornecedores locais. O destaque é: as compras públicas de pequenos negócios passaram de 45 mil, em 2016, para mais de 5 milhões nos dois anos seguintes.

CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Xingu
PROJETO: Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar
MUNICÍPIO: Brasil Novo
PREFEITO: Alexandre Lunelli
RESUMO: O projeto tem ações para a melhoria da renda dos agricultores familiares e para oferecer produtos com melhor qualidade e menores preços para os consumidores, fortalecendo a agricultura familiar, implantado o SIM (selo de inspeção municipal), proporcionando capacitação de boas práticas e revitalização e reinauguração da Feira Municipal de Brasil Novo.

CIDADE EMPREENDEDORA

É um Programa de transformação econômica de municípios, organizado pelo Sebrae em 11 eixos de atuação, voltados para a gestão pública e lideranças locais com foco na melhoria do ambiente de negócios, pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.

Os objetivos específicos do programa são:
• Promover um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral e de políticas estruturantes de desenvolvimento.
• Disseminação de políticas nacionais em âmbito local.
• Promover a mobilização econômica das regiões.
• Estimular o protagonismo local.
• Identificar, articular e fortalecer as lideranças locais.

Pará
O Sebrae no Pará tem como um dos principais diretrizes o foco na municipalização de políticas de desenvolvimento, tendo como grande marco legal a Lei Geral. A Implementação do Programa Cidade Empreendedora vem ao encontro dessa diretriz.

Eixos
O programa Cidade Empreendedora está baseado em 11 eixos. Cada eixo é composto por soluções prontas, que já possuem metodologia Sebrae há bastante tempo – terão sua aplicação orientada a geração de resultados.