Início BACANA NEWS O Globo de Ouro deu o que falar!

O Globo de Ouro deu o que falar!

Compartilhar
Facebook
Twitter

A 75ª Edição do Globo de Ouro realizada nesse domingo, deu o que falar, mas não por seus prêmios e sim pelo movimento que os artistas fizeram em protesto aos casos de assédio sexual em Hollywood e à desigualdade de gênero,  o que chamaram de “Dress Code”. Por isso, o que vimos, foi um desfile de luto, onde a maioria dos artistas foram ao prêmio trajando preto.

Após graves acusações recentes sobre como produtores e atores de Hollywood se aproveitaram das suas posições de poder para cometer atos de assédio sexual e abuso, a imensa maioria das mulheres que estiveram na premiação vestiram preto como forma de protesto. No entanto, três mulheres compareceram ao evento sem o traje “previamente combinado”, e deram pano pra manga!

Foram elas:  As atrizes Barbara Meier e Blanca Blanco, e a presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (que organiza e escolhe os eleitos do Globo de Ouro).

A modelo e atriz alemã Bárbara Meier, prevendo a polêmica, se antecipou e já se justificou antes mesmo de sair de casa e postou em seu Instagram:

Se queremos que este seja o ‘Globo de Ouro’ das mulheres fortes que defendem seus direitos, acredito que seja o caminho errado deixar de usar uma roupa sexy ou deixar as pessoas tirarem nossa alegria de mostrar nossa personalidade através da moda. Lutamos por muito tempo pela liberdade de vestir o que queremos. Se agora restringirmos isso, porque alguns homens não conseguem se controlar, este é um grande passo atrás na minha opinião. Não devemos usar o preto para ser levadas a sério. As mulheres dos EUA devem brilhar, serem coloridas e cintilantes. Assim como é nossa natureza. Na minha opinião, isso simboliza nossa liberdade e nossa força. Mas para deixar claro: Muitas coisas ruins aconteceram e nunca mais devem acontecer!

Já a atriz Blanca Blanco, disse que era muito mais do que a cor do seu vestido, referindo-se ao movimento criado. E em entrevista, disse que não é contra o movimento, pelo contrário, disse que aplaude e admira as mulheres que continuam a quebrar o ciclo do abuso através de suas ações e da escolha do que irão vestir.

Meher Tatna

A jornalista Meher Tatna, justificou seu vestido vermelho como algo cultural, que já tinha escolhido por ele há algum tempo, juntamente com sua mãe, especialmente para essa ocasião, e que se fosse à festa vestida de preto, sua mãe teria um “treco” rs.

Quando você celebra uma festa, você não usa preto. Então, ela ficaria consternada se eu estivesse vestindo de preto. E isso é para minha mãe. Ela está assistindo em Mumbai. Eu estou com meu bottom Time’s Up, então estou em solidariedade com todas essas outras mulheres. A ‘HFPA’ é formada em 60% por mulheres, temos nossas histórias. Também somos jornalistas e somos solidárias com esse assunto.”

Mas a polêmica não acabou por aí.

Enquanto a mulheres seguiam com seus discursos e o público comemorando cada um deles, alguns atores que receberam o prêmio não tiveram muita sorte. Como James Franco (acusado de assédio sexual) e Gary Oldman (envolvido em casos de violência que constam em seu divórcio). Ambos foram ao evento, não só vestidos de preto, mas usando o botton do movimento Time’s Up (fazendo referência ao fato de que o tempo de assédios acabou), apoiando o empoderamento feminino, o que foi considerado uma verdadeira afronta.

Gary Oldman
James Franco

Mas nesse caso, Gary parece ter sido apenas um coadjuvante, perdendo feio para James. Não demorou muito para muitas pessoas se manifestarem, inclusive, possíveis vítimas de James, que usaram as redes sociais para isso.

“Bonito broche do #TIMESUP James Franco. Você se lembra da vez em que puxou a minha cabeça dentro de um carro na direção do seu pênis exposto e aquela outra vez em que disse para a minha amiga ir ao seu hotel quando ela tinha 17 anos? Isso depois de você ter sido visto fazendo isso com outra adolescente de 17 anos?” postou a atriz Violet Paley.

A atriz Sarah Tither-Kaplan fez mais de uma postagem, tamanha sua revolta, em duas delas disse o seguinte:

“Hey James Franco, belo broche do #timesup no #GoldenGlobes, você se lembra de quando há poucas semanas me disse que a nudez completa que você me fez mostrar em dois dos seus filmes por uma diária de 100 dólares não era exploração porque eu assinei um contrato? Acabou o tempo disso também!”

“Hey James Franco, agora que você tem um Globo de Ouro, por que não dá um papel com falas que não precise de nudez nos próximos filmes para as dezenas de mulheres que gravaram cenas de nudez e sexo nos seus filmes independentes e projetos de arte?”