Início BACANA NEWS Nova diretoria é eleita na Câmara Municipal de Belém

Nova diretoria é eleita na Câmara Municipal de Belém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Na tarde desta quinta feira, 26, a câmara municipal de Belém realizou sessão preparatória para a eleição da mesa diretora para o próximo biênio. Os 35 vereadores estiveram presentes e a votação aconteceu de forma nominal. A eleição antecipada foi possível graças a decisão da maioria dos vereadores que concordou em adiantar a escolha da mesa que comandará a CMB nos anos 2019/2020. Evitar que o pleito de 2018 travasse as pautas do legislativo por conta de desavenças ou debates políticos foi uma das justificativas.

Apenas a chapa “legislativo atuante” foi apresentada para concorrer e recebeu 32 votos favoráveis e apenas 3 contra. A nova mesa manterá o atual presidente, vereador Mauro Freitas (PSDC) no comando do poder legislativo. Mauro está no segundo mandato de parlamentar e é o único presidente na história da CMB a ser reeleito para o segundo mandato consecutivo. “Eu considero uma aceitação unânime do parlamento. Isso prova o quanto a câmara foi renovada e está unida independente de partido. Um vereador da oposição vai compor a mesa. Isso é histórico. Só assim conseguiremos fazer Belém avançar.”

A bancada do Psol, composta pelos vereadores Marinor Brito, Dr. Chiquinho e Fernando Carneiro se posicionou contra chapa. Carneiro considerou o regimento da casa antidemocrático porque impede que os vereadores da oposição, que são minoria, apresentem uma chapa para concorrer e criticou a antecipação da escolha. “Estamos em 2017, mas estamos vivendo 2019. Mudaram até o regimento casa porque antes um presidente não poderia ser eleito por dois anos consecutivos”.

Joaquim Campos (PMDB) rebateu o que o disse Fernando Carneiro no discurso, lembrando que o atual presidente da Alepa, Márcio Miranda, está no terceiro mandato consecutivo e enfatizou que não vai mudar de opinião em dois anos, já que a chapa escolhida contempla muitos partidos e que tudo foi debatido de forma democrática. “Porque não pode mudar o regimento? Tem que mudar sim. Se a maioria concordou que seja assim. Isso é democracia. Fui eleito para atuar aqui por 4 anos e por que não deveria ser assim com a mesa diretora?!”. John Wayne (PMDB) lembrou que em outras capitais do Brasil, como Macapá, a eleição já foi antecipada e que não há nada de ilegal nisso.

Como novo integrante da mesa a partir de 2019, Emerson Sampaio (PP) parabenizou a atuação dos parlamentares em não temer críticas em relação a decisão tomada pelos vereadores. “Sempre vai ter alguém contra. O que fizemos hoje foi debatido em 1º e 2º turno e é um processo legal. Se estivéssemos descontentes podíamos ter escrito outra chapa participar, mas estamos muito satisfeitos.” Zeca Pirão (SD) acrescentou dizendo que apesar de alguns quererem diminuir a importância do momento, vale ressaltar que a nova mesa contemplou vereadores de muitos mandatos que sequer haviam sido lembrados por outras gestões, como Henrique Soares (PDT) e Amaury da APPD (PT).