Início BACANA NEWS “A Noite é uma Palavra” leva poesia à praça de Ananindeua

“A Noite é uma Palavra” leva poesia à praça de Ananindeua

Compartilhar
Facebook
Twitter
A Fundação Cultural do Pará (FCP) apresenta nesta sexta-feira, 7, a partir das 16h, a edição de 2017 do sarau “A Noite é uma Palavra”, com o objetivo de proporcionar aos poetas paraenses, um espaço para divulgar suas obras em forma de um sarau lítero-musical. FOTO: THIAGO GOMES / ARQUIVO AG. PARÁ DATA: 06.04.2017 BELÉM - PARÁ

Poesia, cordéis e música formam a programação “A Noite é uma Palavra”, que será promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP) na sexta-feira (29), a partir das 16 h, na Praça Complexo Esportivo da Cidade Nova VIII, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém. O evento será aberto por alunos das escolas municipais Álvaro Adolfo, João Paulo II e Machado de Assis, que participam do Projeto Promusis. Em seguida, haverá “A Tarde é uma História”, com a participação dos contadores de histórias do Projeto Quero Ler e da Biblioteca Comunitária Rosa Luxemburgo.

Durante a programação a FCP vai oferecer ao público parte de seu acervo de livros no Ônibus Biblioteca Arthur Viana Itinerante. À noite, os poetas, cordelistas e escritores Alfred Morais, Diego Amador, Heliana Barriga, Lauan Pinheiro, Luís Ponte e Rubens de Almeida prometem envolver o público na magia poética.

O premiado Alfred Morais, 64 anos, voltará a participar do sarau. “Participei uma vez em Belém e outra em Abaetetuba (Baixo Tocantins), e espero que o evento nunca tenha fim, porque é a oportunidade de os autores e escritores divulgarem seu trabalho, e uma possibilidade de interação com o público”, disse o escritor.

Estímulo – Com raízes nordestinas, a cordelista e poeta Heliana Barriga, integrante do Movimento de Cordelistas do Pará, explicou sua relação com a arte do cordel. “Não teria como fugir desse gênero literário, pois o Nordeste está muito presente na minha vida. Ele nos provoca, instiga e estimula. É um aprendizado diferente da poesia. Não precisa ser só escrito; precisa ter métrica em busca de uma rima rica, que só se consegue com a leitura”, afirmou a escritora.

A técnica em Gestão Cultural e organizadora do evento, Denise Franco, disse que o novo formato do projeto tem o objetivo de “aproximar a população da leitura, nos bairros e nas praças de Belém, além da divulgação da poesia paraense. Os poetas precisam desse espaço para divulgar o seu trabalho, e o sarau é essa porta”.