Início BACANA NEWS “Música Popular: do Gesto ao Canto” no Anfiteatro Coliseu das Artes do...

“Música Popular: do Gesto ao Canto” no Anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto

Compartilhar
Facebook
Twitter
Na Belém do turismo, um lugar é bastante procurado pela carga histórica que possui: o Pólo Joelheiro São José Liberto (foto) é destino de amantes e estudiosos de preciosidades e artesanato em gemas. No local estão expostas, para observação e venda, cerca de quatro mil peças, entre diamantes, ametistas, amostras de ouro, cerâmica marajoara e tapajônica e muiraquitãs. Objetos que chegam a ter até 500 milhões de anos de história geológica até virarem sofisticados adornos forjados a mãos hábeis. O local nem sempre foi uma referência de território turístico e de lazer de Belém. Sua história chega a ser um paradoxo do que hoje representa o espaço para muitos que o visitam e lá trabalham. Por cerca de 150 anos, o prédio já pertenceu a congregação religiosa e também se tornou o presídio São José. Palco de grandes conflitos e rebeliões, o lugar foi desativado pelo Governo do Estado em 1998. Restaurado, renasceu em 2002 como Espaço São José Liberto, que abriga 13 atrações de visitação – entre os quais os mais procurados são o Museu de Gemas do Pará e a Casa do Artesão. Ambos com capacidade de levar visitantes a uma viagem pela história das pedras preciosas e utensílios utilizados por indígenas nos séculos passados. Definitivamente, o espaço São José Liberto transcende conhecimento e elegância. FOTO: THIAGO GOMES / AG. PARÁ DATA: 12.01.2017 BELÉM - PARÁ
O Espaço São José Liberto recebe os alunos do projeto “Música Popular – do gesto ao canto”, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), hoje, 26, a partir das 18h, para uma apresentação artística aberta ao público, no Anfiteatro Coliseu das Artes.
O projeto de extensão “Música Popular – do gesto ao canto” é formado por cantores e instrumentistas objetivando a formação de um grupo artístico musical que vivencia os bastidores de uma produção, da ideia à sua prática, a preparação e a produção do evento. Os alunos se preparam com aulas teóricas e práticas que incluem desde sensibilização musical, corporeidade, noções básicas de técnica vocal, estudo de repertório, prática de palco como solista ou em grupo, e também com palestras e workshops que auxiliam o intérprete a uma melhor performance, o grupo agora ganha os diferentes palcos se apresentando em auditórios e espaços culturais da cidade.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma de Almeida e Silva Bezerra (EMUFPA), essa experiência possibilita ao aluno, instrumentista ou cantor, vivenciar sua prática artística baseada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a ele um ambiente dinâmico e criativo onde a educação, cultura e entretenimento se entrelaçam.
O repertório do show caminha por bossa-nova, rock, pop e muito mais com músicas de compositores como Tom Jobim, Chico César, Nelson Mota, Edgard Scandurra, Tim Maia, Lionel Richie, Amy Winehouse, João do Vale, Gilberto Gil, Emanuel Matos e José Maria Bezerra.
A apresentação musical é uma realização da Escola de Música da Universidade Federal do Pará com apoio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) que gerencia o Espaço São José Liberto.
Serviço
Música Popular: do Gesto ao Canto
Data: 26/10, às 18h
Local: Anfiteatro Coliseu das Artes | Espaço São José Liberto
Entrada franca