Início BACANA NEWS Museu do Círio em realidade virtual

Museu do Círio em realidade virtual

Compartilhar
Facebook
Twitter

Museu do Círio em Realidade Virtual mostra ao mundo a grande romaria em 3D
O futuro, no presente. É como se pode definir o projeto Museu do Círio em Realidade Virtual. Com ele milhares de pessoas podem acompanhar a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 360 graus e sentir a vibração dos fiéis como se estivesse no meio da multidão.

“Mangueiras, caminhando atrás do cardeal, em frente à berlinda… É emocionante! A berlinda é linda, estou tão perto dela”, descreveu o psicólogo Sérgio Athayde, 56 anos, enquanto vivia a experiência de assistir o Círio usando óculos 3D, por meio do programa disponibilizado na internet. “É muito bacana, chegou um momento que fiz até preces, agradeci por estar aqui (em Belém) mais um ano com Ela, e ao lado dos meus parentes. É um momento de veneração e de fé, enquanto a gente sente toda essa gente ao lado”, disse, emocionado.

Sérgio é carioca e vem a Belém para rever familiares e acompanhar a procissão do Círio de perto. Nesta quarta-feira, 4, ele teve a oportunidade de viver a emoção da maior procissão católica do Brasil como se estivesse dentro da área de isolamento da própria berlinda. “Com este programa a gente se sente até privilegiado por conseguir sentir a força da devoção das pessoas, e Ela, tão pequenininha, consegue mover essa multidão em torno Dela. Já é um milagre”, afirmou.

O Museu do Círio Virtual é o primeiro museu em realidade virtual do Brasil. Através dele o internauta pode fazer um passeio interativo e cheio de emoções. Durante a visitação ao museu virtual, os devotos podem conferir a história do Círio, ver trechos das principais procissões da festividade, assistir a exposições fotográficas, saber de curiosidades sobre os mantos da Santa e ainda ver bem de perto a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Além desse tour virtual, uma das novidades é a Exposição “Retratos da Fé”, o primeiro documentário filmado em 360 graus que traz relatos de sete fotógrafos que vivenciaram momentos inesquecíveis durante várias coberturas fotográficas das procissões do Círio.

A ideia é fruto da parceria entre as produtoras Loot Interactive, de Los Angeles (EUA), e Delta Studios, de Belém. O Museu do Círio em Realidade Virtual utiliza diversas tecnologias inovadoras para colocar as pessoas o mais perto possível da maior manifestação religiosa do mundo.

“Cada passo da romaria de Nazaré visto de um ângulo jamais imaginado por qualquer um de nós. É esta a sensação que a visão da câmera nos permite. Aquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vir a Belém podem entender o que é o Círio e se sentir dentro dele, estar perto da Nossa Senhora. A partir do momento que você disponibiliza um material como esse na internet, você aproxima pessoas do mundo todo e mostra a elas que festa é essa. Nosso intuito é também trazer mais pessoas para fomentar o turismo e a economia local”, explicou o empresário Waldiney Cruz, da Delta Studios.

O museu existe desde 2016 e para este ano, informou Waldiney, a expectativa é de que quase meio milhão de pessoas no mundo acesse a página: “Com a tecnologia mais apurada, a experiência será quase real, e qualquer pessoa pode acessar por meio do endereço facebook/cirio360”.

Texto:
Karla Pereira