Início BACANA NEWS Michel Temer é transferido a batalhão da PM em São Paulo

Michel Temer é transferido a batalhão da PM em São Paulo

Compartilhar

Foto: André Penner/AP

Preso preventivamente desde a última quinta-feira, 9, o ex-presidente Michel Temer foi transferido nesta segunda-feira, 13, da superintendência da Polícia Federal em São Paulo para o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar paulista. Temer ficará detido em uma sala de Estado maior no quartel da PM, conforme decisão da juíza federal substituta Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Antes de chegar ao batalhão, na região da Luz, pouco antes das 17h, o emedebista passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista.

No despacho em que determinou a transferência do ex-presidente, Caroline afirmou que PF deveria “evitar exposições desnecessárias de sua imagem, devendo a transferência ocorrer preferencialmente por meio de viatura descaracterizada”.

Sobre o uso de algemas, a juíza federal citou uma súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê que “só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros”.

Até ser transferido, o emedebista esteve preso em uma sala improvisada e isolada no prédio da PF, na zona norte de São Paulo. A defesa dele havia pedido que, por ser ex-presidente, Michel Temer ficasse custodiado em uma sala de Estado maior, espaço individual e sem grades, diferente de uma cela de prisão.

Fonte: VEJA.com