Início ZÉ CARLOS Michel Temer e Aécio Neves não serão cassados

Michel Temer e Aécio Neves não serão cassados

Compartilhar
Facebook
Twitter
Foto: O TEMPO

Temer está violando todo o Art. 4.º e os princípios protegidos pela Lei n.º 1079, Lei do Impeachment. Principalmente o Inciso II. Ai você me pergunta: e daí? Eu lhe respondo: nada vai acontecer.

Aécio Neves é corrupto, violou a ética e o decoro parlamentar. Ai você, novamente, me pergunta: e daí? Eu, novamente, lhe respondo: nada vai acontecer.

Quem pode denuncia-los é o Ministério Público Federal, e os denunciará. Mas quem deve processar, punir e julgar, é a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, e nada farão.

A culpa, as provas, os procedimentos da acusação, recebimento e aceite, nos Capítulos II e III da mesma lei, no caso do presidente, estão afeitos a Câmara dos Deputados. No caso do decoro, ao Conselho de Ética do Senado Federal.

Acusa-se a República e a Democracia de não funcionar por culpa do número excessivo de partidos, mas, na verdade, são eles quem determinarão se Temer fica ou sai do cargo e se Aécio Neves deve perder o mandado.

São apenas quatro legendas: PMDB, PSDB, DEM e PT. A soma do número de deputados destas bancadas alcança 197, impedindo o número suficiente para aceitar a acusação.

Antes, porém, Câmara dos Deputados aceitar a denúncia contra Temer, tem a fase do recebimento, que é um ato processual de competência do presidente Rodrigo Maia, do DEM, partido aliado do PMDB. Sendo, então certo que estes dois partidos estão unidos para defender os malfeitos presidenciais.

No caso do Senador Aécio Neves, até a presente data, mesmo afastado por decisão judicial, o Presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB, não adotou nenhuma providência para efetivar a decisão do Ministro do STF.

O PSDB, por seu turno, ameaça desembarcar do Governo de Temer, mas não o fará. Não o fará porque as denúncias de corrupção o atingem no coração. O dono da JBS, Joesly Batista gravou e revelou que Aécio Neves, principal estrela tucana, está envolvido até o pescoço.

A perda de mandado do Senador Tucano depende do conselho de ética do Senado Federal, presidido pelo Senador João Alberto do PMDB do Maranhão. Fazem parte deste Conselho, além dos Senadores Romero Jucá e Jader Barbalho, dois senadores do PSDB e um do DEM. É certo, que tudo se encaminha para um acordo em que os grandes partidos trocarão apoio para encobrir suas corrupções.

Além dos arranjos criminosos, os grandes partidos, pressionados pelo mercado, pela ausência de consenso quanto ao substituto do presidente deposto, apostam que é melhor aumentar o poder de Henrique Meireles, fazer as reformas trabalhista e previdenciária e deixar Temer como uma espécie de rainha da Inglaterra, mas sem o Parlamentarismo, sistema de governo que os nossos políticos não querem implantar, pois lhes atribuiria responsabilidades que hoje eles não possuem.

Encerro afirmando, sem medo de errar, que não acredito na queda de Temer e nem na punição, com perda de mandato de nem um dos políticos envolvidos com a corrupção deslavada que tomou conta do país, com ato do Poder Legislativo.

A saída é pela Justiça e pelo voto popular. A sociedade precisa continuar dando apoio a Lava-Jato e se preparar para fazer um limpeza nas urnas.