Início DESTAQUE Continua ocorrendo tráfico de animais para atender consumo cultural paraense.

Continua ocorrendo tráfico de animais para atender consumo cultural paraense.

Compartilhar
Facebook
Twitter

O https://bacana.news/wp-admin/admin.php?page=social-polls-by-opinionstage/opinionstage-polls.php3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) em operação conjunta com a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez o resgate na noite desta quinta-feira (12) de 17 quelônios vivos, 1 morto e 83 ovos. O animais estavam em uma embarcação atracada na área do Porto dos Milagres, no bairro Uruará.

A Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 proíbe “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.

Ovos dos animais também foram apreeendidosSegundo o chefe de fiscalizações da Semma, Arlem Lemos, os animais foram flagrados com um homem que foi conduzido à Polícia Federal (PF) para prestar depoimento. “Ele alega que pegou os quelônios de outra embarcação e estava fazendo apenas o transporte, mas deve responder de acordo com a lei de crime ambientais, nº 9.605/98, cuja pena estabelece multa de R$ 5 mil por unidade”, informou.

Os animais foram levados ao prédio na Semma. Nesta sexta-feira (13) os quelônios passaram por avaliação veterinária e serão conduzidos para cuidados no ZooUnama.