Início BACANA NEWS Menino que se destaca pelo potencial vocal ganha apoio do Estado para...

Menino que se destaca pelo potencial vocal ganha apoio do Estado para estudar música

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Por Agência Pará

Uma história de superação começa a ser escrita na vida do menino Ronald dos Santos, 10 anos. Morador da Ilha de Mosqueiro (Distrito de Belém), ele vai receber do Governo do Pará todo o apoio para estudar música, a fim de desenvolver o talento que tem para o canto. Nesta quarta-feira (29), Ronald e seus pais, Jaqueline Cordeiro e Raimundo Nonato dos Santos, foram recebidos pelo governador Helder Barbalho no Palácio do Governo. Na ocasião, o menino emocionou o chefe de Estado em rápida demonstração de seu potencial vocal.

“Nós queremos somar. O que o Ronald precisar para aprimorar e trabalhar o seu talento, a gente está aqui pra atender”, garantiu o governador no encontro, que contou ainda com a participação da deputada federal Elcione Barbalho e da superintendente da Fundação Carlos Gomes, Glória Caputo.

“É uma oportunidade muito grande estar com o governador e garantir esse incentivo pro meu filho. Só tenho que agradecer a Deus. Nunca pensei que iria abrir essa porta. Só felicidade”, disse a mãe de Ronald.

Ao ser apresentado à gestora da FCG, o menino demonstrou o dom para a música não só como cantor, mas também como compositor. Glória Caputo já integrou o menino à Fundação Amazônica de Música (FAM), instituição sediada em Belém. “Ele continuará estudando pela manhã na escola normal e, nas terças, quartas e quintas, virá estudar música na FAM, que é mais adequada pra idade dele. Vamos acompanhar seu crescimento de perto, e quando for o momento certo ele deve ingressar na Fundação Carlos Gomes”, explicou a superintendente da mais importante instituição de ensino musical do Estado.

Segundo Glória Caputo, Ronald é super dotado, tem ouvido absoluto e memória musical, além de demonstrar criatividade e afinação. Uma das habilidades é musicalizar qualquer texto.

A família também enfrenta problemas de habitação, que devem ser sanados com a articulação do governo estadual. A deputada Elcione Barbalho ressaltou que, além de incentivar a formação do menino na música, é importante o apoio integral. “A família tem uma condição muito difícil onde vive. O pai dele é pescador, mas parou de trabalhar porque está quase cego. Eles também têm um filho especial. O menino é um gênio, mas tá com peso abaixo da idade e as dificuldades podem interferir no desenvolvimento da criança. Por isso, o apoio do governo é fundamental”, reiterou a parlamentar.

“É o sonho de mãe coruja ver meu filho cantando ópera. Ele foi no Conservatório, viu os instrumentos, se apaixonou e tá muito feliz”, afirmou a mãe de Ronald.

O menino, que começará na próxima terça-feira (4) na FAM as aulas de violino, disse que “daqui pra frente eu gostaria muito de avançar mais nos meus estudos. Agora, com a FAM, será melhor pra mim. Desejo ser um cantor profissional”.