Início BACANA NEWS Médica do Oncológico Infantil se torna membro da Sociedade Internacional de Oncologia...

Médica do Oncológico Infantil se torna membro da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica

Compartilhar
Facebook
Twitter

A médica e coordenadora do Serviço de Oncopediatria do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), Alayde Vieira, será apresentada amanhã (15), como nova membro da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP). A apresentação da médica acontece durante a 49ª edição do Congresso da SIOP, que será realizado em Washington, nos Estados Unidos, no período de 12 a 15/10. O evento é um dos mais importantes momentos do ano para a comunidade médica e científica que trabalha com oncologia pediátrica, e reunirá membros do mundo inteiro e especialistas de renome mundial para tratar sobre o que há de mais recente em tratamentos e tecnologias para a área.

Alayde Vieira, que é também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, é a única médica da região Norte do país a ocupar uma cadeira de membro da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica. Durante o Congresso, ela fará uma breve apresentação da região e da instituição na qual atua, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade 100% SUS – Sistema Único de Saúde, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A médica destaca que a conquista é resultado de um trabalho em equipe. “Essa participação no SIOP é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe do Oncológico Infantil, que apesar de todas as adversidades e das dificuldades regionais, tem construído um serviço de Oncologia Pediátrica reconhecido”, afirmou Alayde Vieira.

O Congresso da SIOP é considerado a maior conferência mundial de oncologia pediátrica, recebendo todos os anos sessões envolventes realizadas por especialistas que são referência no mundo. A visão compartilhada pela Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica é de que nenhuma criança deve morrer de câncer, e com a conferência buscam melhorar e otimizar os tratamentos realizados no mundo inteiro.

A programação do evento conta com sessões plenárias, palestras, sessões de comitês / grupos, encontro com especialistas, sessões de trabalho gratuitas e oferecidas para jovens investigadores, entre outros.

Hospital Oncológico Infantil

O Hospital Oncológico infantil Octávio Lobo é o primeiro da região Norte do país referência no tratamento e diagnóstico do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. Mesmo estando prestes a completar dois anos de funcionamento, no próximo dia 12 de outubro, já é reconhecido nacionalmente como Centro de Referência para o tratamento de câncer infantojuvenil.

Referência no combate ao câncer infantojuvenil, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo atende cerca de 700 pacientes. Os tipos de câncer mais recorrentes entre os pacientes são leucemia e linfomas. Entre janeiro e setembro de 2017, a unidade realizou 106.145 exames e 671 cirurgias. O índice de satisfação dos usuários é de 97%. Foram realizadas 24.403 sessões de quimioterapia. Já as faixas etárias com maior número de internações foram dos 3 a 5 anos com 257 pacientes; 0 a 2 anos com 238 pacientes e 9 a 11 anos com 211 pacientes.

Este ano, o Oncológico Infantil foi habilitado pelo Ministério da Saúde como a mais nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da região amazônica, com atuação dedicada à oncologia pediátrica. Em junho deste mesmo ano, foi certificado como ‘Hospital Acreditado – ONA 1’ pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Oncológico Infantil também é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Pacto de Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU para promover a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres.

Em 2016, a unidade realizou 140.416 exames e 350 cirurgias. O índice de satisfação dos usuários da unidade foi de 94%. As sessões de quimioterapia totalizaram 26.014 durante o ano. As faixas etárias com maior número de internações foram dos 6 a 8 anos com 222 pacientes; 3 a 5 anos com 198 pacientes e 9 a 11 anos com 173 pacientes. Naquele ano, a entidade tornou-se signatária do Pacto Global da ONU.