sábado, janeiro 17

Manifestações na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil Protestam Ação na Venezuela

0
13

Protestos em Frente à Embaixada dos EUA Mobilizam Capitais Brasileiras

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu alerta aos cidadãos norte-americanos que residem no país sobre manifestações em protesto a operação dos EUA na Venezuela. As manifestações ocorreram no dia 5 de janeiro de 2026, começando às 15h em Recife, 16h no Rio de Janeiro e São Paulo, e às 17h em Brasília e Porto Alegre.

Convocados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e outras entidades, os protestos criticam a invasão do País norte-americano à Venezuela na madrugada de sábado 3. A embaixada destacou os protestos previstos em frente à Embaixada dos EUA em Brasília e nos consulados localizados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Contexto e Importância das Manifestações

As manifestações representam uma resposta da sociedade civil organizada brasileira à intervenção militar norte-americana na Venezuela. Manifestantes se concentraram no Museu Nacional da República e seguiram até a Embaixada do país norte-americano para denunciar a invasão e sequestro do presidente Nicolás Maduro.

Estiveram presentes a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Comitê Anti-imperialista Abreu e Lima, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o Movimento Brasil Popular, demonstrando ampla participação de organizações sociais.

Alerta de Segurança e Monitoramento

A embaixada pediu que os cidadãos evitem as áreas de manifestação e “exerçam cautela” em suas proximidades, afirmando que as autoridades de segurança pública brasileiras estão cientes sobre os protestos e monitoram a situação. O documento afirmou que a aglomeração costuma ser “pacífica e ordeira”, mas alertou que “manifestações podem rapidamente tornar-se imprevisíveis”.

Perspectivas e Novos Atos

Protestos adicionais de natureza similar são esperados nos próximos dias em várias localidades do Brasil. As manifestações em solidariedade à Venezuela devem se estender a todas as capitais brasileiras nos próximos dias, além de integrar a pauta dos atos marcados para 8 de janeiro.

Os protestos na embaixada dos Estados Unidos no Brasil refletem preocupações sobre soberania nacional e intervenções estrangeiras na América Latina, tema que continua mobilizando movimentos sociais e organizações políticas brasileiras. A situação permanece sob monitoramento das autoridades de segurança pública, com expectativa de novos atos nos próximos dias.

Comments are closed.