Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo Ministério da Economia, o saldo entre contratações e demissões no mercado formal de trabalho no Brasil ficou positivo em 394.989 em outubro.
O número veio melhor que o projetado por analistas do mercado financeiro, que previam abertura de 220 mil vagas. O resultado é o melhor para o mês de outubro desde 1992, início da série histórica da pesquisa.
O ritmo de contratações acelerou em relação ao registrado em setembro, quando 313,5 mil empregos com carteira foram criados, descontadas as dispensas. Com o dado de outubro, o país completa quatro meses seguidos de geração líquida de postos de trabalho.
O saldo acumulado do ano ainda é de perda de 171.139 postos, apesar da sequência de dados positivos, número influenciado principalmente pelas demissões registradas entre abril e maio.
O Ministério da Economia afirmou que o resultado até outubro, embora negativo, é melhor que os registrados em 2015 e em 2016, quando o país estava em recessão, disse em comunicado.