Início BACANA NEWS Mais de 390 mil vagas de emprego com carteira assinada são abertas...

Mais de 390 mil vagas de emprego com carteira assinada são abertas no Brasil em outubro

Compartilhar
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo Ministério da Economia, o saldo entre contratações e demissões no mercado formal de trabalho no Brasil ficou positivo em 394.989 em outubro.

O número veio melhor que o projetado por analistas do mercado financeiro, que previam abertura de 220 mil vagas. O resultado é o melhor para o mês de outubro desde 1992, início da série histórica da pesquisa.

O ritmo de contratações acelerou em relação ao registrado em setembro, quando 313,5 mil empregos com carteira foram criados, descontadas as dispensas. Com o dado de outubro, o país completa quatro meses seguidos de geração líquida de postos de trabalho.

O saldo acumulado do ano ainda é de perda de 171.139 postos, apesar da sequência de dados positivos, número influenciado principalmente pelas demissões registradas entre abril e maio.

O Ministério da Economia afirmou que o resultado até outubro, embora negativo, é melhor que os registrados em 2015 e em 2016, quando o país estava em recessão, disse em comunicado.