Início BACANA NEWS Los Angeles vai cortar verba da polícia para investir na comunidade negra

Los Angeles vai cortar verba da polícia para investir na comunidade negra

Compartilhar

Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Por Clara Cerioni, EXAME

Em meio a mais uma semana de protestos nos Estados Unidos contra a violência policial, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, anunciou que pretende cortar o orçamento do departamento de polícia da cidade e destinar a verba para a comunidade negra da região.

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 03, Garcetti disse que pediu ao diretor administrativo de LA que realocasse 250 milhões de dólares do dinheiro destinado a todo os setores administrativos da cidade de 2021, incluindo as polícias, para investimentos em saúde, emprego e educação na comunidade negra.

O departamento de polícia de LA teria no ano que vem um orçamento de quase 1,86 bilhão de dólares, um aumento de mais de 120 milhões em relação à verba deste ano, segundo informações da rede de notícias CBS. Ainda não há detalhes de quanto será o corte só das policiais.

“Precisamos assumir um firme compromisso de mudar, não apenas com palavras, mas com ações”, disse o prefeito, acrescentando que avalia reformas na formação dos policiais de LA para garantir mais “transparência e responsabilidade” na atuação policial.

Segundo veículos de notícias internacionais, o pronunciamento do prefeito marca uma “grande concessão às demandas dos manifestantes”, que há nove dias protestam pela morte de George Floyd por um oficial branco de Minneapolis, Derek Chauvin.

Chauvin foi filmado se ajoelhando sobre o pescoço de Floyd por quase nove minutos e permaneceu mesmo depois que Floyd parecia já ter perdido a consciência. O policial foi acusado de assassinato.