Início BACANA NEWS Literatura  empoderada no Sesc

Literatura  empoderada no Sesc

Compartilhar
Facebook
Twitter

No universo da literatura as mulheres ainda possuem uma participação bem discreta. Participação que vem mudando e crescendo ao longo dos anos, mas as obras produzidas por mulheres ainda possuem menos espaço nas prateleiras. Para incentivar o consumo de obras escritas por mãos femininas, em 2014 a autora britânica Joanna Walsh lançou no Twitter a hashtag #readwomen2014. A iniciativa inspirou mulheres do lado de cá, que criaram o Leia Mulheres – um clube de leitura voltado à LIVRO DO MÊS:

que será realizado neste sábado (28), às 15h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, com as mediadoras: Josiane Martins Melo, Pamela Raiol Rodrigues e Pamela Soares Alves. A entrada é franca.

O projeto Leia Mulheres começou em São Paulo, em março de 2015, e agora já acontece em outras 25 cidades. O Leia Mulheres faz parceria com editoras, livrarias e instituições, mas não há intermediários. Todo e qualquer contato apenas é feito diretamente pelas gestoras do projeto e pelas mediadoras das respectivas cidades.

Na capital paraense, o clube de leitura deste mês irá apresentar o livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Escritora que é uma das principais expoentes da literatura Brasileira e Afro-brasileira atualmente se tornou, também, uma escritora negra de projeção internacional, com livros traduzidos em outros idiomas. Publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros, editado pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances.

A poeta traz em sua literatura profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. É Uma mulher que tem cuidado de abrir espaços para outras mulheres negras se apresentarem no mundo da literatura.

 

Serviço

Leia Mulheres, com as Mediadoras: Josiane Martins Melo; Pamela Raiol Rodrigues;  Pamela Soares Alves

Data: 28/10/2017

Hora:15h

Gratuito

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522/523)
Informações:   (91) 3224-56543224-5305 (Centro Cultural Sesc Boulevard)

(91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará )