Início BLOG DO BACANA Líderes sindicais são informados sobre o combate da mosca da carambola e...

Líderes sindicais são informados sobre o combate da mosca da carambola e da febre aftosa

Compartilhar

Foto: Divulgação

Por Sistema FAEPA

Seguindo a programação do 52º Encontro Ruralista, nesta terça-feira,3, o tema abordado no inicio da tarde foi “Defesa Agropecuária como Fator de Competitividade”. Dentre os assuntos palestrados estiveram o Plano Nacional de Erradicação Contra a Febre Aftosa – PNEFA e o Controle Integrado da Mosca da Carambola.

De acordo com auditor fiscal da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Pará, Wagner Conceição que palestrou sobre a Mosca da Carambola,  o controle da doença é fator principal para facilitar a exportação  e a comercialização a nível nacional.

“Destacamos a necessidade de cuidados com os produtos do Estado como a laranja, fruto importante para o polo de Citricultura de Capitão Poço. Também as  produções relevantes de frutas como a goiaba, a manga e a  acerola  que são importantes no mercado do ponto de vista da pequena agricultura. Por isso o programa de combate precisa estar sempre ativo para que os mercados se mantenham abertos para o Estado”, explicou o auditor fiscal do Mapa.

Na sequencia de apresentações sobre o tema “Defesa Agropecuária como Fator de Competitividade”, a auditora fiscal do da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Pará, Katherine Fragoso destacou aos lideres sindicais que “ a importância do papel do produtor rural diante do desafio nacional da retirada da vacina é a substituição por medidas protetivas tanto do setor público quanto do setor privado”.

“Todos devem estar conscientes e envolvidos com essas ações, porque somente retirar  e não tomar os devidos cuidados poderá ocorrer a fragilidade da doença, mas se tudo for feito com a devida segurança e a participação comunitária teremos a certeza de que a doença não vai mais entrar no Estado”, explicou a auditora fiscal do Mapa, Katherine Fragoso.