segunda-feira, janeiro 19

Lavagem do Bonfim 2026: Celebração Une Fé, Cultura e Tradição em Salvador

0
11

Uma das Maiores Manifestações Populares da Bahia

A Lavagem do Bonfim 2026 será no dia 15 de janeiro, quando milhares de fiéis percorrem o tradicional caminho do Comércio até a Sagrada Colina, na Cidade Baixa. A cerimônia, que reúne cerca de dois milhões de pessoas, entre baianos e turistas, percorre quase oito quilômetros, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, até a Colina Sagrada do Bonfim, no bairro do Bonfim.

A Lavagem do Bonfim 2026 promete transformar Salvador em um grande palco a céu aberto no dia 15 de janeiro, data em que acontece uma das maiores manifestações populares e religiosas da Bahia. A celebração representa um marco cultural que mistura fé, música e tradições baianas em um evento único.

História e Significado da Tradição

Com relatos que remontam ao século XVIII, a Lavagem do Bonfim marca a devoção ao padroeiro da capital baiana e se trata de uma marca histórica no sincretismo religioso, com a junção de características do catolicismo e do candomblé. Segundo relatos, a história começa no século XVIII, quando o capitão português Teodósio Rodrigues de Faria, depois de sobreviver a uma tempestade no mar, prometeu erguer uma igreja em homenagem ao Senhor do Bonfim. A imagem trazida de Portugal foi instalada em 1745, originando à devoção que logo se espalhou entre os baianos.

A Lavagem do Bonfim tem origem no século 18 e carrega fortes raízes africanas. No candomblé, a festa reverencia Oxalá, orixá da criação, da paz e da fé. O ato simboliza purificação, renovação e pedido de proteção. É um ritual que mistura elementos do catolicismo e do candomblé, reforçando a identidade religiosa e cultural do povo baiano.

Programação e Eventos de 2026

7h – Saída da 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. O bloco Ilê Aiyê apresenta o tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim a partir de 8h30. Data: 15 de janeiro, a partir de 8h30 Local: Concentração na Igreja Nossa Senhora Conceição da Praia

Com suas vestimentas engomadas, torços e colares, carregando seus jarros com flores e água de cheiro (mistura de água, flores e folhas) na cabeça ou nos braços, embelezam ainda mais os 8km de percurso, que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (no Comércio) até a Colina Sagrada (no Bonfim), com simpatia e sorriso inconfundíveis. Após a chegada da Caminhada, Padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central da Igreja uma mensagem e concederá a todos uma bênção. Após o momento, será realizado o ritual da lavagem das escadarias

No mesmo dia, a capital baiana também será palco do Viva Bonfim, festa programada para começar a partir das 15h, na Bahia Marina, em meio ao pôr do sol e com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. O evento anunciou uma line-up de peso, com apresentações de Nattan e Timbalada, além do show de abertura da banda Jow, que comanda a primeira parte da programação com muito samba.

Impacto Cultural e Econômico

Tradição secular do calendário soteropolitano, a Lavagem do Bonfim 2026 chegou e, além das homenagens e do tradicional cortejo das baianas, a celebração também é marcada pela presença daqueles que trabalham na festa: os ambulantes. Ao Grupo A TARDE, Marineide de Souza, que atua há 15 anos no trajeto da Lavagem do Senhor do Bonfim, afirmou ser “maravilhoso” poder trabalhar na data e destacou a expectativa de vender todos os produtos, superando o desempenho do ano passado.

Hoje, mais de um milhão de pessoas participam do cortejo todos os anos, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e se tornou patrimônio imaterial do Brasil. Mais do que um evento religioso, a Lavagem do Bonfim é um símbolo da identidade baiana. Em 2026, a diversidade de cortejos, shows e festas reafirma Salvador como uma cidade onde fé, música e cultura caminham juntas.

Comments are closed.