Início ÉRIKA SARTORELLO Jejum Intermitente & Composição Corporal

Jejum Intermitente & Composição Corporal

Compartilhar
Facebook
Twitter

A escassez de estudos bem controlados e os resultados conflitantes deixam claro a necessidade da realização de mais pesquisas acerca dos efeitos dos diferentes protocolos de jejum sobre a composição corporal, mas existem indicadores que alguns protocolos podem contribuir com a perda de peso.
Estudos experimentais indicam benefícios na redução dos níveis de IGF, de leptina e resistina, no tamanho do adipócito, redução da gordura abdominal e aumento nos níveis de adiponectina.
Harvie e colaboradores, avaliaram os efeitos do jejum intermitente versus restrição calórica em 107 mulheres com IMC >28kg/m2 durante 7 dias, as duas intervenções levaram a redução do perfil lipídico e pressão arterial, apesar de modestos, o protocolo de jejum apresentou melhores resultados nos níveis de insulina e resistência à insulina, indicando neste estudo, que o protocolo de jejum intermitente foi tão efetivo quanto restrição calórica contínua na redução de peso e melhora dos marcadores bioquímicos. Porém as evidências disponíveis não justificam sua utilização de forma generalizada.
Vale ressaltar que alguns indivíduos relatam dificuldade em controlar a fome durante o período de jejum e que esta não diminui ao longo do tempo, há a possibilidade também de desenvolver distúrbios alimentares (compulsão), e os resultados surgem depois de um período considerável, justificando assim, a aplicação com cautela desta estratégia de intervenção dietética, avaliando a individualidade bioquímica, bem como as respostas de cada paciente, não devendo ser utilizada de forma generalizada, ou somente, em momentos pontuais dentro de um planejamento dietoterápico individualizado e controlado.

Referência: Baptistella, Ana Beatriz; Naves, Andréa – Análise críticas das estratégias nutricionais para performance esportiva e emagrecimento — São Paulo: Valéria Paschoal Editora Ltda., 2016.