Início BACANA NEWS Itamaraty proíbe filme sobre Chico Buarque em Festival no Uruguai

Itamaraty proíbe filme sobre Chico Buarque em Festival no Uruguai

Compartilhar

Foto: Reprodução

Por Jornal GGN, com informações da Coluna de Ancelmo Góis, do O GLOBO

Jornal GGN – O filme “Chico, Artista Brasileiro”, de 2015, com direção de Miguel Faria Junior, foi vetado pela embaixada brasileira em Montevideo. O Festival Cine Brasil 2019, que será realizado em outubro, tem a embaixada brasileira como uma das patrocinadoras. Fazendo jus ao governo que serve, a embaixada comunicou aos produtores do evento que o filme, que conta a trajetória musical de Chico Buarque nos últimos 50 anos, estava proibido de integrar a mostra.

Em carta enviada ao diretor Miguel Faria, a produtora informa que planejavam estrear o filme sobre Chico no Brazil Film Festival 2019, mas que recebera uma mensagem surpreendente do expositor dizendo que foram chamados à embaixada para ‘pedir’ que não mostrassem o filme de Chico no festival.

A produtora diz que, embora isso seja lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito sério esta censura ao filme de Chico, e lembrando que a JMB Filmes de Uruguay é a distribuidora. Isso, diz a produtora, ‘afeta nossos interesses’.

Com informações da coluna de Ancelmo Gois