Início BLOG DO BACANA Inscrições para o Festival Osga de Vídeos Universitários são prorrogadas

Inscrições para o Festival Osga de Vídeos Universitários são prorrogadas

Compartilhar

Por Brenna Pardal, Festival Osga

As inscrições para o 16º Festival Osga de Vídeos Universitários foram prorrogadas até o dia 27 de fevereiro.

Requisitos, orientações e prazos estão no edital pode ser acessado AQUI

O Festival Osga é o maior evento audiovisual universitário da região Norte e o terceiro maior e mais antigo do Brasil. Este ano tem como tema “O livro é uma felicidade encadernada”.

Desde 2015, estudantes de todo o país regularmente matriculados no ensino superior podem inscrever seus projetos. Além das oito categorias tradicionais da competição – Curta de Ficção, Vídeo Minuto, Vídeo Publicitário, Minidocumentário, Osga na Escola, Vídeo Arte e Vídeo Mobile –, a grande novidade desta edição é a categoria Vídeo Sustentável, direcionada para pós-graduandos e que tem o apoio do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

Criado dentro de sala de aula, em 2005, o Festival Osga começou por iniciativa de uma turma de Publicidade e Propaganda da UNAMA – Universidade da Amazônia. O nome Osga faz trocadilho com a maior premiação de cinema do mundo, o Oscar.

Em 2011, o Festival passou a aceitar trabalhos de alunos de outras instituições de ensino superior de Belém do Pará e rompeu os muros da universidade, indo parar no centenário Cine Olympia. Nos anos seguintes a participação aumentou cada vez mais, e o Festival já chegou a receber mais de 50 inscrições em uma das suas edições.

Com uma gama de parceiros e apoiadores, o Festival Osga de Vídeos Universitários se incorporou ao calendário do Grupo Ser Educacional e ganhou dimensão nacional. Alguns dos curtas vencedores já mereceram destaque e prêmios país afora, como “Espátula e Bisturi”, “Diário Íntimo” e “Pretas”.