Início BACANA NEWS Inaugurado o novo Centro Cultural de Parauapebas

Inaugurado o novo Centro Cultural de Parauapebas

Compartilhar
Facebook
Twitter

Com apresentações culturais, a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale inauguraram no último sábado (9), o Centro Cultural da Cidade. O espaço é o primeiro desse porte voltado a projetos de criação e apresentação artística na cidade.

A solenidade de inauguração contou com a presença de representantes da Vale, do prefeito Darci Lermen, entre outras autoridades, que foram prestigiar o momento, considerado histórico para a cidade. O centro cultural conta com sala de dança, teatro, áudio e vídeo, além de um auditório com capacidade para 200 pessoas.

O espaço está dotado de equipamentos e materiais próprios para cada especialidade artística, além de dois camarins coletivos e dois individuais (masculino e feminino), vestiários completos (masculinos e femininos) para atender aos alunos, banheiros adaptados, bilheteria para eventos e uma estrutura de mezanino para área técnica com sala administrativa.

O Centro Cultural de Parauapebas, um dos maiores do Estado, é fruto de uma parceria entre o município e a mineradora Vale. O objetivo é que o espaço atenda a demanda dos artistas da terra, onde eles vão poder fazer exposições, apresentações de dança, teatro entre outras atividades culturais.

Todo projeto de criação e construção do centro foi acompanhado pelo Conselho Municipal de Cultura (CMCP). O presidente do CMCP, Ivan Oliveira, diz que o centro vai suprir parte das necessidades dos artistas locais e que é o pontapé inicial para a construção de novos espaços semelhantes na cidade, que já tem uma grande produção cultural.

Para ele, agora, o grande desafio é manter o centro funcionando e atendendo aos artistas locais. O prefeito Darci Lermen se disse feliz com mais esse projeto que é concretizado em Parauapebas, dentro das compensações da Vale, e aproveitou o momento para convidar a população a visitar o espaço.

O prefeito destacou que já existem muitos artistas talentosos que trabalham com teatro e dança. Ele observa que Parauapebas tem uma população mesclada, vinda de várias partes do País, e que essa mistura gera produções artísticas fantásticas. “Agora temos um espaço onde os artistas vão poder criar e expor toda essa criação cultural. Tenho certeza que esse centro vai ser um impulso extraordinário no movimento cultural da cidade”, frisa.

O gestor observa que o centro vai ser também ponto de encontros das pessoas que irão ali prestigiar os espetáculos e, por isso, precisa ser zelado por todos. “Esse é um espaço que vai ter vida, porque a cultura de um povo é seu sopro de vida. Por isso, junto com os movimentos culturais, temos a missão e cuidar bem desse lugar, para que seja produtivo e não venha ser abandonado ou se tornar um elefante branco”, destaca Darci.

Para Antônio Padovezi, diretor do Corredor Norte da Vale, a entrega do Centro Cultural para Parauapebas é um marco para a cultura e artes do município e região. Ele observa que o Centro Cultural é fruto de uma parceria da Vale, prefeitura de Parauapebas e Ministério Público do Trabalho.

Segundo ele, cultura, educação e saúde sempre foram, dentro da empresa, prioridades para atuar junto com a comunidade. “E vamos seguir nesse caminho, apoiando e incentivando projetos nessas áreas”, ressalta, observando que a mineradora já apoia outros projetos sociais e culturais na cidade, como as Mulheres e Barro. (Tina Santos)