Início BACANA NEWS Imerys e UFPA firmam acordo de cooperação técnica

Imerys e UFPA firmam acordo de cooperação técnica

Compartilhar
Facebook
Twitter

O setor produtivo e a academia apostam na parceria para somar iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável do Pará. Uma parceria que ganha força com o acordo de cooperação técnica firmado, na última segunda (27), entre a Imerys e a Universidade Federal do Pará. O termo foi assinado pelo Diretor Administrativo da empresa, Paulo Serpa, e pelo reitor da universidade, Emmanuel Tourinho.

O acordo entre a mineradora, que possui operações de caulim no Estado, e a UFPA prevê ações conjuntas em favor do desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades e geração de conhecimentos para ensino, capacitação, pesquisa, ciência e tecnologia, além de investimentos nas áreas de arte, cultura, educação e estágio para os alunos da instituição. Será um convênio “guarda-chuva” que, no primeiro momento, identificará interesses comuns que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável e refletir na melhoria de qualidade de vida das populações amazônicas.

“Esse convênio é uma grande oportunidade porque conhecimento é algo que só se desenvolve à medida que é compartilhado. E nessa aproximação, a ideia é produzir mais conhecimento e mais tecnologia para aprimorar o setor produtivo.  É importante fomentar esse tipo de iniciativa na nossa região. É uma relação em que todos ganham”, avalia Paulo Serpa, Diretor Administrativo da Imerys.

Na prática, a mineradora oferecerá toda a sua estrutura, com laboratórios e tecnologia de ponta, além de investimentos nos projetos que tragam, por exemplo, melhorias na área produtiva, social, ambiental, recursos humanos e fortalecimento das ações de formação e pesquisa da UFPA.

Na outra ponta, a universidade abrirá as portas para que a empresa acesse seu parque tecnológico e apresente demandas aos grupos de pesquisa com intuito de melhorar os processos de produção. “Estamos em uma região em que há uma necessidade urgente de se forjar um projeto de desenvolvimento sustentável. Isso passa por um lado pela ciência e tecnologia, pelo aproveitamento das nossas riquezas com conhecimento de ponta e de outro lado passa pela preocupação de todo o setor industrial de atuar no sentido de fortalecer as instituições que promovem a inclusão, a geração de renda e a superação dos problemas sociais no nosso Estado. Acreditamos que esse é um ponto de partida para uma parceria que será duradoura”, afirma Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA.