Início BACANA NEWS III Simpósio de Ciências Agrárias da Amazônia começa na quarta-feira, dia 29

III Simpósio de Ciências Agrárias da Amazônia começa na quarta-feira, dia 29

Compartilhar
Facebook
Twitter

Promovido pelo Instituto de Biodversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, o III Simpósio de Ciências Agrárias da Amazônia (SICAA) será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro de 2017, na Unidade Tapajós, Campus de Santarém, com o tema “Sistemas de Produção Integrados: uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro pela página https://www.even3.com.br/sicaa.

Na ocasião, haverá minicursos e palestras com três temas principais: tecnologia, meio ambiente e experiências inovadoras de produtores em campo. Diariamente haverá um sumário dos aspectos de cada sessão e, ao fim, um resumo do congresso, que poderá gerar um documento a ser enviado às organizações sindicais rurais e órgãos de pesquisa e extensão. Haverá, ainda, submissão de artigos científicos. Os aprovados serão publicados na edição especial da revista Agroecossistemas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Programação – O evento começa na próxima quarta-feira, 29 de novembro de 2017, com a realização de minicursos pela manhã. Já a abertura oficial ocorrerá a partir das 19 horas, no auditório da Unidade Tapajós, com sessão de homenagens e palestra sobre “Sistemas de Produção Integrada”, a ser ministrada por Ednaldo da Silva Araújo, pesquisador da Embrapa Agrobiologia.

Na quarta-feira, 30, o evento prossegue pela manhã com palestras que discutirão temas como: o papel do solo em sistemas integrados de produção; os aspectos biofísicos e econômicos de sistemas agroflorestais no estado do Pará; a substituição do uso do fogo na agricultura via processo de transição produtiva; os indicadores de sustentabilidade em sistemas de produção integrada; entre outros.