Início BACANA NEWS Hemocentro de Santarém realiza campanha de doação de sangue no período do...

Hemocentro de Santarém realiza campanha de doação de sangue no período do Çairé

Compartilhar

Foto: Pixabay

Por G1 Santarém

O Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, vai realizar a partir do dia 16 de setembro uma campanha de doação de sangue do “Çairé”. O objetivo é garantir o estoque de sangue para esse período festivo, em que aumenta o fluxo de pessoas no município.

A média mensal de atendimentos de Santarém e região é de 800 bolsas de sangue. De janeiro até a primeira semana de setembro deste ano já foram feitas mais de 8 mil coletas. Além das doações de sangue, o Hemopa também estará realizando o cadastro de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Antes de chegar à sala de coleta, o voluntário passa por uma triagem. De acordo com a biomédica Elaíne Soares, é feita uma consulta rápida para saber as condições de saúde do paciente.

“É feito um questionário, é dosada a hemoglobina e verificada a pressão, se tudo estiver bem, ele passa para a sala de coleta para realizar a doação. Cada voluntário doa em média 450 ml de sangue, é um procedimento que dura em média 7 minutos e é indolor”, explica.

Depois de feita a coleta, as bolsas de sangue são encaminhadas para o fracionamento, fica guardadas sem liberação para paciente, até que sejam feitos os exames e procedimentos necessários.

Para doar sangue é preciso ir à sede do Hemocentro de Santarém, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identificação com foto. É preciso manter uma boa alimentação nas 4h que antecedem a doação.

Quem tomou a vacina contra febre amarela ou gripe, não pode doar em menos de 30 dias. Quem é menor de idade precisa estar acompanhados dos responsáveis ou apresentar autorização por escrito.