Guilherme de Pádua: O Caso que Marcou a História do Brasil

A Trajetória de Guilherme de Pádua
Guilherme de Pádua Thomaz nasceu em Belo Horizonte em 2 de novembro de 1969 e faleceu na mesma cidade em 6 de novembro de 2022, aos 53 anos. Ele foi stripper, ator e pastor evangélico brasileiro, mas ficou nacionalmente conhecido como assassino confesso da atriz Daniella Perez, sua colega de elenco e par romântico na telenovela De Corpo e Alma.
O Crime que Chocou o Brasil
O crime ocorreu em 28 de dezembro de 1992, quando Pádua, com sua então esposa Paula Nogueira Thomaz, assassinaram Daniella Perez utilizando um instrumento perfurocortante. Daniella era filha de Gloria Perez, autora da obra, e o caso tornou-se um dos mais notórios do Brasil no século XX.
Pádua, que contracenava com ela na novela De corpo e alma, confessou o crime e foi condenado por assassinato junto com sua então mulher, Paula Tomaz. Guilherme de Pádua foi condenado em 25 de janeiro de 1997 a 19 anos e meio de cadeia pelo assassinato, mas foi libertado em 14 de outubro de 1999, após ficar preso por seis anos e nove meses, tendo cumprido um terço da pena.
Vida Após a Prisão e Morte
O ex-ator teria se convertido em cristão ainda na cadeia e foi solto em 1999. Pádua se tornou pastor da igreja em 2017, atuando no Ministério Recomeço. Segundo nota divulgada pela igreja, ele morreu na noite de 6 de novembro de 2022 em sua casa, na cidade de Belo Horizonte, vítima de infarto.
Repercussão e Legado
Em 2025, em entrevista à Veja, Raul Gazolla desabafou: “Eu agradeci ao universo e disse ‘Poxa, o mundo respira melhor hoje. Partiu alguém que nem deveria ter nascido'”. O caso continua gerando discussões sobre justiça no Brasil.
A viúva de Guilherme, Juliana Lacerda, afirmou que ele “se arrependeu dos seus pecados e que se tornou íntegro, que amava o próximo”. Raul Gazolla revelou que Glória Perez só voltou a sorrir após a morte de Guilherme de Pádua, evidenciando a dor duradoura causada pela tragédia que marcou a televisão brasileira e resultou em mudanças na legislação penal do país.









