Início BLOG DO BACANA Governo reabre retorno do KM-06 na BR-316 para melhorar fluidez no trânsito

Governo reabre retorno do KM-06 na BR-316 para melhorar fluidez no trânsito

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Agência Pará

O Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), reativou o retorno localizado à altura do KM-06 da rodovia, nos dois sentidos da via, próximo à Faculdade Católica de Belém e a um posto de combustível. O retorno foi fechado no início deste ano para a execução de serviços do projeto de requalificação da BR-316. A sinalização na área contará com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, entre o Entroncamento e a área próxima à entrada da Alça Viária. A intervenção consiste na implantação de pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível, nos dois sentidos; uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT Metropolitano; duas ciclovias, sendo uma em cada sentido; dois passeios para circulação de pedestres; faixa de piso tátil; rampas de acessibilidade e mobiliário urbano.

Também estão sendo instalados 13 conjuntos de estações de passageiros e 13 passarelas para pedestres ao longo do canteiro central. O projeto prevê ainda dois terminais de integração (em Ananindeua e Marituba), o Centro de Controle Operacional (CCO), quatro túneis de acesso subterrâneo aos terminais e o viaduto de Ananindeua. O novo sistema viário vai beneficiar toda a Região Metropolitana de Belém.