Início BACANA NEWS Governo entrega Selo Digital e escritório da Emater em Vitória do Xingu

Governo entrega Selo Digital e escritório da Emater em Vitória do Xingu

Compartilhar

Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará

Depois de sair de Altamira, a “Caravana por Todo o Pará” chegou, no final da manhã desta quinta-feira (11), ao município de Vitória de Xingu, onde o governo do Estado entregou mais um Selo Cidade Digital, assinou ordem de serviço para o início dos trabalhos de conservação da PA-415 e inaugurou o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

A cerimônia de entrega do Selo Cidade Digital e de assinatura da ordem de serviço ocorreu na praça da Bíblia, na entrada da cidade, sob sol forte. Ainda assim, a população não arredou pé enquanto não recebeu o governador Helder Barbalho, acompanhado do vice, Lúcio Vale; de secretários de Estado; de presidentes e gestores de órgãos estaduais, entre outras autoridades. Era grande a quantidade de veículos que se integraram à comitiva do governo.

Ao entregar o Selo Cidade Digital para Vitória do Xingu, que tem hoje uma média de 25 mil habitantes, segundo a prefeitura, o governador Helder Barbalho anunciou que o projeto dá sequência à ideia de inclusão iniciada com o antigo Navega Pará, e busca expandir o acesso das comunidades à internet e, consequentemente, às inúmeras ferramentas de estudo, pesquisa e trabalho que a rede mundial de computadores proporciona.

Em Vitória do Xingu, o wi-fi gratuito será ofertado na praça da orla da cidade, com possibilidade de até 300 acessos simultâneos. O projeto é da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).

Em seguida, governo e prefeitura assinaram um termo de cooperação técnica para viabilizar as ações do programa de assistência técnica e extensão rural da Emater no município, que deve favorecer, diretamente, mais de 600 famílias vitorienses. “Quando Belo Monte veio para cá, trouxe benefícios para essa região e riqueza para os municípios. Agora, é hora de caminhar com as próprias pernas, de gerar emprego e renda para a nossa gente, a partir da grande vocação local, que é a agricultura, daí a importância da presença da Emater aqui em Vitória do Xingu”, destacou Helder Barbalho.

O governador do Pará também ressaltou a importância da ordem serviço para o início dos trabalhos na PA-415, no trecho que liga a BR-230 a Vitória do Xingu. A demanda foi apresentada pelo município durante o programa “Governo por Todo o Pará”, que transferiu a sede do Estado, em março deste ano, para Santarém. Na ocasião, todos os prefeitos da região foram atendidos diretamente pelo staff do governo.

“Essa via é fundamental para o escoamento da produção agrícola e nós estamos muito felizes em poder começar a concretizar o sonho da população local. É a forma que temos de agradecer por tanto carinho e confiança em nosso trabalho”, completou Helder Barbalho, acrescentando que, ao todo, o trecho da PA-215 que passará por manutenção tem mais de 43 quilômetros de extensão, um investimento de mais de R$ 3,2 milhões do governo do Estado.

Logo depois, Helder e comitiva inauguraram o escritório local da Emater, construído em parceria com a empresa Norte Energia, que representa um investimento de R$ 60 mil. “Hoje, nós só podemos agradecer ao governo do Estado pela presença na nossa região e pela entrega de tantos benefícios ao nosso município. Temos um governador jovem e atuante, que realmente está mudando a forma de fazer política no nosso Estado”, concluiu o prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano Oliveira.

Com informações da Agência Pará