Início BACANA NEWS Gibiteca é um universo para os amantes de quadrinhos

Gibiteca é um universo para os amantes de quadrinhos

Compartilhar
Facebook
Twitter
O espaço possui gibis, HQ’s e mangás. É aberto ao público e o leitor pode escolher o que quer ler. O ambiente é próprio para a leitura, onde pode se encontrar uma variedade de obras com diversos gêneros, como quadrinhos da Marvel, DC e gibis da Turma da Mônica, entre outros. Toda esta diversidade do mundo geek é encontrada na Gibiteca da Biblioteca Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP). São mais de 23 mil títulos disponíveis para a leitura.FOTO: ASCOM / FCP DATA: 04.01.2018 BELÉM - PARÁ

O espaço possui gibis, HQ’s e mangás. É aberto ao público e o leitor pode escolher o que quer ler. O ambiente é próprio para a leitura, onde existe uma variedade de obras com diversos gêneros, como quadrinhos da Marvel, DC e gibis da Turma da Mônica, entre outros. Toda esta diversidade do mundo geek é encontrada na Gibiteca da Biblioteca Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP). São mais de 23 mil títulos disponíveis para a leitura.

A coordenadora da Biblioteca Arthur Vianna, Ruth Vasconcellos, explica que o espaço é de acesso livre e um dos funcionários pode auxiliar o usuário a ter acesso ao título que deseja ler. Entretanto, todo o acervo, segundo ela, é cuidadosamente verificado após a leitura. “Assim que termina a leitura, o visitante devolve para a atendente que confere se todos os quadrinhos estão ali”, conta.

A biblioteca surgiu há 25 anos após receber a doação considerável de um colecionador, ainda recebe muitos títulos atualmente. “O acervo começou através de uma doação feita pelo professor de educação física, conhecido apenas por ‘Eduardo’. A coleção doada por ele possuía cerca de 7 mil gibis. Hoje a gibiteca possui 23.458 e todos os meses o espaço recebe doações”, afirma Ruth Vasconcelos.

A coordenadora esclarece quais são os requisitos necessários para que o visitante possa fazer uma doação. Segundo ela, após o material ser doado, ele ainda passa por uma inspeção criteriosa. “Se o leitor quiser doar um gibi ou quadrinho, ele pode deixar diretamente aqui no segundo andar da biblioteca. Se for uma quantidade maior, pode entrar em contato por telefone. Após a doação, o material é analisado, caso seja repetido ele fica como empréstimo. Se o acervo ainda não tiver o gibi ele é registrado e mantido no acervo”, diz.

Além de toda esta variedade de gibis, HQ’s e mangás, a responsável pelo espaço falou que as prateleiras da biblioteca ainda contam com coleções de jogos de RPG. Mas a grande procura do público ainda é o arquivo gigantesco de gibis.

O estudante universitário, Paulo Maurício, 19 anos, é um dos assíduos frequentadores da Gibiteca. Para ele, além da leitura, o que chama mais a atenção são a realização de eventos e encontros destinados ao mundo geek. “Tenho interesse de visitar o espaço por causa dos quadrinhos, mas também pelos eventos que são promovidos aqui, como por exemplo, os de cosplay e pela variedade que o lugar oferece ao leitor”, conta.

Serviço: A Gibiteca fica no terceiro andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, na Fundação Cultural do Pará (FCP). Avenida Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré, Belém. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta – feira, de 8h30 às 18h. Caso deseje fazer uma doação, entrar em contato pelo telefone: 3202-4332.