Início BLOG DO BACANA Filhote de boto tucuxi é resgatado em Santarém

Filhote de boto tucuxi é resgatado em Santarém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Divulgação/ZOOUNAMA

Com informações da assessoria da UNAMA Santarém e do G1 Santarém

Um filhote de boto tucuxi foi resgatado neste sábado (14). O animal estava encalhado às margens do Rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. O filhote estava com ferimento próximo a boca, sendo resgatado por uma equipe especializada, transportado em um caixa d’água até o zoológico em Santarém.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, o Zoológico da UNAMA (ZOOUNAMA) e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar estiveram no resgate.

Uma caixa d’água foi usada para acomodar e transportar o mamífero recém-nascido até o zoológico. Na primeira avaliação apontou que ele está saudável, e recebeu alimentação através de sonda. O boto estava com cordão umbilical, mediu 90 cm e pesou pouco mais de 8 kg.

No ZOOUNAMA, que desenvolve um trabalho com peixes-boi resgatados na região, o filhote foi colocado em um tanque com água limpa. Ele permanecerá no local e ficará em observação até que as equipes possam, se possível, reintroduzi-lo à natureza.

As equipes de resgate informaram que a mãe do filhote pode ter sido morta ou o filhote se desgarrado. Por ser muito novo, o boto não teria condições de sobreviver na natureza.

Confira as fotos do resgate: