Início BACANA NEWS Festival do Chocolate terá participação de cooperativas

Festival do Chocolate terá participação de cooperativas

Compartilhar

Foto: Divulgação

Com informações da OCB/PA

De diferentes tamanhos, das barras rústicas às refinadas, produtos orgânicos e diferenciados, a variedade da produção cacaueira genuinamente paraense é um dos grandes destaques da 6ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia. A programação é promovida pelo Governo do Estado com a parceria do Sistema OCB/PA entre os dias 19 e 22 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. No total, 10 cooperativas irão expor seus produtos no espaço do Cooperativismo.

A proposta do Festival é promover a cultura regional, sustentabilidade, turismo, gastronomia, cooperativismo e agricultura familiar, assim como abrir novos negócios e perspectivas de mercados. O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.

Atualmente o Estado lidera a produção nacional de cacau, chegando a 132 mil toneladas por ano. As cooperativas são um dos destaques no polo cacaueiro da Transamazônica, região que concentra 75% da produção estadual. Também estarão representadas no Festival. Participarão com stands as cooperativas D’IRITUIA, de Irituia; COOPRIMA, de Primavera; CAMPPAX, de São Félix do Xingu; COOPERCAU, de Novo Repartimento; COOPERTUC, de Tucumã; CAMTA, de Tomé-Açu; CASP, de Vigia; CART, de Tailândia; COOPOAM e COOPATRANS, de Medicilândia.

Além de atestar a qualidade dos produtos para o público, estimado em 60 mil pessoas, as singulares irão orientar sobre meios de fabricação ambientalmente sustentáveis. “Destaque até mesmo no cenário internacional, a produção cooperativista de cacau é um dos nichos de negócio em que mais temos investido, posto que o potencial do Estado é gigantesco. Recentemente, ultrapassamos a Bahia e a tendência é manter o crescimento. Precisamos apenas trabalhar para agregar valor à essa produção, estimulando a verticalização”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.


PROGRAMAÇÃO

Nesta edição, o tema do evento será “Encantos de Origem e Biodiversidade” com uma programação variada. Além da feira com exposição de marcas de chocolate, haverá expositores de flores tropicais cultivadas na Amazônia, ciclo de palestras, rodadas de negócios, workshops, concursos, desfile de joias fabricadas no polo joalheiro do Pará, atrações culturais, circuito ecológico, atividades para crianças e ainda um circuito gastronômico com alguns dos melhores restaurantes de Belém.

Serviço: Festival Internacional do Chocolate e Cacau – 19 a 22 de setembro no Hangar Centro de Convenções.