sexta-feira, dezembro 19

Fernanda Torres: A Atriz Brasileira que Conquistou Hollywood e Fez História no Oscar 2025

0
10

Uma Conquista Histórica para o Cinema Brasileiro

Fernanda Torres tem cortado um caminho histórico pela temporada de premiações de Hollywood desde que o drama político brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, estreou com aclamação no Festival de Veneza em setembro. No Oscar 2025, a diva sul-americana de 59 anos foi indicada à categoria de melhor atriz por sua poderosa performance como mãe enlutada de cinco filhos cujo marido político desapareceu durante os dias mais sombrios da ditadura militar brasileira nos anos 1970.

Torres tornou-se apenas a segunda brasileira a ser indicada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria de melhor atriz, repetindo a conquista histórica de sua mãe, Fernanda Montenegro, de 1999 pelo filme ‘Central Station’. A dupla mãe e filha se tornou apenas a segunda na história do Oscar a receber indicações na premiação, desde Judy Garland e Liza Minnelli em 1969.

O Globo de Ouro e a Temporada de Premiações

No início de janeiro, a atriz de 59 anos foi a vencedora surpresa do Globo de Ouro de melhor atriz na categoria drama, superando nomes de peso como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet. Ela se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o prêmio de melhor atriz em filme – drama. Durante o discurso, Torres dedicou o prêmio à sua mãe, emocionando o público presente.

A Cerimônia do Oscar

Torres não levou o Oscar de melhor atriz, embora ‘Ainda Estou Aqui’ tenha conquistado significativamente a categoria de melhor filme internacional. No tapete vermelho antes da cerimônia, ela deslumbrou em um vestido Chanel bordado, consolidando sua presença estelar na grande noite. Para a noite, Torres usou um vestido preto Chanel que levou 450 horas para ser confeccionado, feito de malha e guipure, com saia de chiffon de seda preta com babados bordados com penas.

O Legado Familiar e Projetos Futuros

Sua mãe, Fernanda Montenegro, é uma figura lendária no teatro e cinema brasileiros, a primeira e, antes de sua filha, única brasileira a receber uma indicação ao Oscar de atuação por sua performance no filme de 1998 ‘Central Station’, também dirigido por Walter Salles. Montenegro, agora com 95 anos, aparece em ‘Ainda Estou Aqui’, interpretando a personagem de sua filha nos últimos anos de vida.

Torres, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar por ‘Ainda Estou Aqui’, estrelará e escreveu o roteiro de ‘Os Corretores’, longa-metragem da produtora brasileira Conspiração que deve entrar em produção até o final deste ano. Andrucha Waddington, parceiro da Conspiração e marido de Torres, dirigirá o filme. Torres também é escritora de colunas em jornais e publicou dois romances. Seu romance de estreia, ‘O Fim’, vendeu mais de 200.000 cópias no Brasil e foi traduzido para sete idiomas.

Significado para o Brasil e o Cinema Mundial

A trajetória de Fernanda Torres representa um momento único para o cinema brasileiro no cenário internacional. Sua performance em ‘Ainda Estou Aqui’ não apenas conquistou crítica e público, mas também trouxe visibilidade global para uma história importante sobre a ditadura militar no Brasil. O reconhecimento de Hollywood à atriz brasileira abre portas para que mais histórias latino-americanas sejam contadas e celebradas mundialmente, consolidando o Brasil como potência criativa no cinema internacional.

Comments are closed.