Início BLOG DO BACANA Extra! Pesquisa aponta preferência atual por candidatos a prefeito de Belém

Extra! Pesquisa aponta preferência atual por candidatos a prefeito de Belém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Reprodução/Instituto Acertar

Faltando aproximadamente um ano e quatro meses para a eleição municipal de 2020, o Instituto Acertar realizou pesquisa para medir a aceitação popular e testar pré-candidatos para a disputa ao cargo de prefeito do município de Belém/PA.

VOTO ESPONTÂNEO
Na pergunta espontânea, em que nenhum nome de candidato é apresentado ao entrevistado, 45,6% disseram não saber em quem votar e 7,8% afirmaram que não pretendem votar em nenhum candidato, votariam em branco ou anulariam o voto. O ex-prefeito e atual Deputado Federal, Edmilson Rodrigues, foi o mais citado, obtendo 27,6% das indicações, seguido pela jornalista e secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, que alcançou 7,8%. Ainda foram mencionados Arnaldo Jordy (1,8%), Éder Mauro (1,8%), Simão Jatene (1,4%), Elcione Barbalho (0,9%), Adnan Demachki (0,9%), Fernando Carneiro (0,9%), Alfredo Costa (0,5%), Lucio Vale (0,5%), Marinor Brito (0,5%), Orlando Reis (0,5%), Puty (0,5%) Vereador Silvano (0,5%) e Zé Geraldo (0,5%).

O Instituto Acertar testou dois cenários, com concorrentes distintos. Em ambos os cenários, Edmilson Rodrigues aparece à frente de seus concorrentes, variando entre 39,2% e 50,7% da preferência dos entrevistados.

CENÁRIO 1
No primeiro cenário, Edmilson Rodrigues obteve 39,2% da preferência dos eleitores, contra 17,5% de Úrsula Vidal, 6,9% de Éder Mauro e 6,5% de Simão Jatene. Seguidos de Lúcio Vale com intenção de voto de 3,7%, Orlando Reis 1,8%, Wanderlan Quaresma também 1,8%, Celso Sabino e Cássio Andrade, ambos com 1,4% e de Jarbas Vasconcelos que obteve 0,9%. Os votos brancos e nulos somariam 12,0% e 6,9% encontram-se indecisos.

CENÁRIO 2
Em um segundo cenário testado, com a hipótese da saída da candidatura de Úrsula Vidal, Celso Sabino, Cássio Andrade, Jarbas Vasconcelos e Wanderlan Quaresma, os resultados demonstram que teríamos variações significativas em relação ao que foi apresentado no cenário I, neste caso, o pré-candidato Edmilson Rodrigues subiria cerca de 11,5 pontos percentuais, registrando 50,7% dos votos. Éder Mauro ganharia aproximadamente 2,8% pontos percentuais e ficaria com 9,7%. Simão Jatene ganharia aproximadamente 1,8% pontos percentuais e ficaria com 8,3%, Lúcio Vale passaria de 3,7% para 4,6% (+1,6%) e Orlando Reis passou de 1,8% para 2,8% (+1,0%). Neste segundo cenário, o percentual de entrevistados que declararam votar em branco/ nulo/ em ninguém foi de 15,6% e 8,3% afirmaram que não saberiam em quem votar.

Isolando os entrevistados, do cenário 1, que afirmaram votar em Úrsula Vidal, os dados apontam que 52,6% deles preferem votar no pré-candidato Edmilson Rodrigues, 13,2% tem a preferência por votar nos demais nomes testados no cenário 2 (Éder Mauro, Jatene, Lúcio Vale e Orlando Reis. Já 23,7% de seus eleitores votariam em branco ou anulariam o voto e 10,5% não saberiam, neste momento, em quem votar.

 

PS: Pesquisa não foi encomendada pelo Bacana, se fosse incluiria os pré candidatos  Cássio Andrade , o Mauro Freitas , Celso Sabino, Priante e Puty  e outros mais . Mas , é um quadro atual com os nomes colocados pelo instituto

Com informações do Instituto Acertar