Início BLOG DO BACANA Equipe de tutores atua no reforço escolar

Equipe de tutores atua no reforço escolar

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará

Por Pryscila Soares, Diário do Pará

Na fase escolar, é comum crianças e adolescentes necessitarem do acompanhamento com profissionais da educação para melhorar o rendimento na escola. Os fatores são variados. Em alguns casos, o aluno sente dificuldade de revisar o conteúdo visto em sala de aula sozinho e de realizar as tarefas que leva para casa. Há casos em que o aluno não consegue ajustar e manter uma rotina organizada de estudos e precisa de um reforço maior em determinadas disciplinas.

É pensando nesse público que a franquia educacional Tutores do Brasil oferta o reforço escolar denominado ‘Passaporte Tutores’, carro-chefe no atendimento pedagógico prestado pela instituição. Em Belém, a unidade fica situada na Rua Boaventura da Silva, no bairro Umarizal. E conta com uma equipe multidisciplinar de tutores, como são chamados os professores, que atendem os alunos por turmas formadas por, no máximo, quatro alunos.

Antes de iniciar a atividade, cada aluno é avaliado detalhadamente, através de um checklist (avaliação diagnóstica), para que sejam mapeadas as principais causas dos problemas escolares. Depois, é desenvolvido um plano de reforço escolar individual e multidisciplinar, conforme explicou a psicóloga e coordenadora da franquia, Karla Lobato.

SUPORTE

“O objetivo é ajudar os pais, que por trabalharem e terem outras atividades, não têm tempo para dar esse suporte aos filhos. E, ao mesmo tempo, trabalhamos com eles a questão da autonomia. São grupos de até quatro alunos, o que permite ao professor que está em sala avaliar o método mais adequado para cada criança/adolescente”, ponderou a coordenadora.

Ainda segundo ela, o projeto pedagógico da Tutores enfatiza ensinar a aprender. Tem o intuito de valorizar a relação de ensino-aprendizagem e situa o tutor como um agente de transformação da vida escolar do estudante. Os alunos são orientados, por exemplo, a gerenciar seu tempo, reconhecer o seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar e se preparar para provas. As aulas ocorrem de segundas às quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde.

Para além das aulas na franquia, o projeto presta ainda o atendimento particular na casa da criança, onde o tutor vai até o aluno. “A ideia é fazer uma abordagem sistemática dos conteúdos. E quando chegar no período de prova, o aluno vai trabalhar apenas a revisão dos conteúdos já estudados”, disse Karla. O reforço escolar tem como público-alvo alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental. Para crianças menores, na modalidade particular, a instituição oferta o trabalho de estimulação pedagógica, onde serão trabalhadas habilidades como a coordenação motora e a psicomotricidade, como forma de preparar a criança para a alfabetização.

Para mais informações: Converse com o Tutores pelo Whatsapp ou Siga o Tutores no Instagram