Início BACANA NEWS Em Altamira, blitz educativa incentiva doação de sangue

Em Altamira, blitz educativa incentiva doação de sangue

Compartilhar
Facebook
Twitter

Uma blitz educativa, destinada a incentivar a doação de sangue, foi realizada na manhã de ontem (7), em frente ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, município do oeste do Pará. Quem passou pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes foi abordado por uma equipe da unidade.

Cerca de 20 funcionários do hospital se dividiram pelos cruzamentos próximos à unidade para entregar panfletos educativos a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A equipe também enfatizou a importância da doação de sangue e incentivou a ida ao hemonúcleo local.

A ação faz parte da campanha de doação de sangue do HRPT, realizada anualmente em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Este ano, a programação começou no dia 23 de outubro e prossegue até 8 de novembro (quarta-feira), com ações internas e externas.

Único na Região de Integração do Xingu a possuir uma Agência Transfusional para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pelo Hemopa, o Hospital Regional Público da Transamazônica realiza, em média, 156 transfusões por mês. O HRPT, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2006, atende pacientes de nove municípios da região – Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu -, que juntos possuem cerca de 500 mil habitantes.

Por isso, as doações são extremamente necessárias para suprir o estoque do hemonúcleo, e assim abastecer o Hospital Regional e outras unidades de saúde da região. “Nos últimos anos, nós aumentamos a quantidade de cirurgias realizadas, e isso faz com que a nossa demanda de utilização de sangue também aumente. Fazemos essa campanha anual para que os estoques possam ficar regulares, tanto o nosso quanto o do próprio Hemopa”, explicou o diretor-geral do HRPT, Edson Primo.

Critérios – Para ser doador de sangue é preciso atender a alguns critérios, como estar bem de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter entre 16 e 69 anos. Pessoas com 60 anos ou mais só podem participar da campanha se já tiverem feito doação.

O voluntário deve ir ao Hemopa com documento de identificação original com foto – adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis. O doador também precisa estar bem alimentado e descansado.

Serviço: O Núcleo de Hemoterapia de Altamira fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Bairro Esplanada do Xingu. O Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 h.