Início BACANA NEWS Elon Musk: o homem mais rico do mundo e os 6 segredos...

Elon Musk: o homem mais rico do mundo e os 6 segredos para o sucesso

Compartilhar
Foto: Bloomberg

O patrimônio líquido de Elon Musk ultrapassou US$ 185 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) após um aumento no preço das ações de sua empresa de carros elétricos, a Tesla, e ele acaba de se tornar a pessoa mais rica do mundo, ultrapassando o fundador da Amazon, Jeff Bezos. Entre os 6 segredos para isso estão:

1.Não se trata de dinheiro

“Não é como se houvesse uma pilha de dinheiro em algum lugar”, disse ele. “Na verdade, tenho um certo número de votos na Tesla, SpaceX e SolarCity, e o mercado tem valor nesses votos.” Ele não tem nada contra a busca pela riqueza “se for feita de maneira ética e correta”, mas disse que não é isso que o move.

2. Corra atrás de suas paixões
“Você quer que as coisas no futuro sejam melhores”, disse ele. “Você quer essas coisas novas e empolgantes que tornam a vida melhor.” Musk se considera mais um engenheiro do que um investidor, e que o que o faz acordar de manhã é a vontade de resolver problemas técnicos.

3. Não tenha medo de pensar grande

Muitas empresas são “incrementalistas”, disse. “Se você é o CEO de uma grande empresa e almeja algo que seja uma melhoria modesta, e leva mais tempo do que o esperado e não funciona tão bem, então ninguém vai culpar você”, ele disse. “Você pode dizer que ‘não foi minha culpa, foram os fornecedores”. Mas “se você for ousado e buscar uma melhoria realmente revolucionária, e ela não funcionar, você definitivamente será demitido”, argumenta ele.

4. Esteja pronto para assumir riscos

Você tem que saber jogar o jogo para se sair bem, mas Elon Musk correu mais riscos do que a maioria. Diante de uma crise, Musk disse que enfrentou uma escolha difícil. “Eu poderia ficar com o dinheiro, então as empresas definitivamente morreriam, ou investir o que me restava e talvez houvesse uma chance.”

5. Ignore as críticas

Musk disse que não acreditava que a SpaceX ou a Tesla algum dia ganhariam dinheiro quando ele criou as empresas — e a verdade é que ninguém mais fez isso. Mas ele ignorou seus detratores e foi em frente de qualquer maneira.

6. Divirta-se

Elon Musk se orgulha de trabalhar 120 horas por semana para manter a produção do Tesla Model 3 no caminho certo — mas, ele parece estar se divertindo.